Foto: Divulgação/UGPEO Governo do Amazonas, por meio do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, participa em Brasília, nesta terça-feira (19/12), da cerimônia de instalação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e do lançamento da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos. Os eventos, realizados no Congresso Nacional, têm como foco o reforço nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e urbanístico.
Há 18 segundos
Na agenda, a instalação da Comissão para estimular a adoção dos ODS da ONU e o lançamento da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos
Marcellus Campêlo destaca que o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), sob a coordenação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Sedurb, já atende aos 17 ODS.
Com a implantação da Comissão e o trabalho a ser realizado, o governo federal espera contribuir para internalizar, no país, a Agenda 2030 da ONU. O objetivo é estimular o alcance das metas dos ODS, em todas as esferas de governo e junto à sociedade civil, além de acompanhar, difundir e dar transparência às ações realizadas nesse sentido. São 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e devem ser cumpridos pelos países signatários da ONU até 2030.
A Comissão Nacional é formada pelos ministérios e mais Casa Civil, Gabinete de Segurança Institucional, Secretarias Gerais de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Presidência da República, Controladoria-Geral da União, representantes de governo estadual, distrital e municipal, além de 41 representantes da sociedade civil.
A determinação do governador Wilson Lima, afirma o secretário, é de que todos os projetos de governo estejam alinhados aos ODSs, com indicadores de resultados para que possam ser acompanhados. “Estamos articulando reuniões regionais e setoriais, com o propósito de fazer com que os estados e municípios consigam aumentar seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e, assim, melhorar a qualidade de vida da população, no país”, disse o secretário da Sedurb.
Nesse aspecto, o secretário destacou o projeto que está sendo desenvolvido em Manaus, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), forças de segurança, secretarias de Governo e da Prefeitura, para revitalização do Centro da cidade.
À tarde, Campêlo participa do lançamento da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos. Na ocasião, serão discutidas propostas e ações para melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos brasileiros. Na pauta, os desafios dos centros urbanos, como a desigualdade social, a violência, a poluição e a ausência de manutenção de infraestruturas urbanas.
Sedurb e da UGPE estão fazendo estudos preliminares para identificar os locais que possam atender a essa necessidade.
“Acreditamos ser fundamental discutir esses desafios e propor soluções concretas para melhorar a vida das pessoas que vivem e circulam nos centros urbanos. Por isso, estamos desenvolvendo esse projeto, por meio do qual pretendemos adaptar prédios públicos ou privados, que sirvam de albergues, para que possam abrigar, durante a noite, pessoas em situação de vulnerabilidade social, que dormem nas calçadas de estabelecimentos comerciais”, explicou. Marcellus informou que as equipes da