Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Governo do Estado apoia reestruturação da cadeia produtiva da borracha no Amazonas
Amazonas

Governo do Estado apoia reestruturação da cadeia produtiva da borracha no Amazonas

26 de abril de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

O incentivo à produção da borracha busca diversificar matriz econômica com geração de emprego e renda no interior do estado

O secretário de Estado de produção rural (SEPROR), Petrucio Magalhães Júnior, junto à comitiva da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), liderada pelo titular da pasta, Pauderney Avelino, visitaram, na terça-feira (25/04), uma das instalações da fábrica de borracha natural do Grupo Rubberon, localizada na rodovia AM-070, quilômetro 8, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

Na ocasião, os secretários reforçaram o compromisso do Governo do Amazonas de apoiar a reestruturação e estimular a retomada da cadeia produtiva da borracha nativa, extrativista, de forma sustentável.

Petrucio Magalhães Júnior afirma que o Governo vai apoiar as entidades, associações, empresas privadas interessadas em investir no setor produtivo, visando promover o aumento do preço da borracha e a ampliação da qualidade da borracha nativa do Amazonas. “O Governo vai garantir, junto com a iniciativa privada, um valor justo, que fará com que o extrativista tenha dignidade, e que ele possa sustentar sua família”, ressalta.

Entre os projetos apresentados pelo grupo Rubberon, está a reativação da usina de borracha natural, situada em Iranduba, para incentivar a retomada do ciclo da borracha, em parceria com o Governo do Amazonas. A finalidade é que a empresa possa produzir o primeiro “Pneu verde” em Manaus, por meio da extração da borracha natural, de forma sustentável, com a intenção de conservar a floresta.

“Com a chegada dessas indústrias pneumáticas de duas rodas, existe uma demanda e uma necessidade grande pela borracha natural. E com o apoio do Governo e da Prefeitura, vamos reativar esse ciclo, valorizando o produtor rural, mostrando que ele vai conseguir vender o látex e, principalmente, vai receber um valor justo pelo produto”, relata o presidente da Rubberon, Marcos Garcia.

Fábrica Michelin

No dia 17 de abril, a comitiva da SEPROR e Sedecti, acompanhados pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, também puderam conhecer todo o processo na produção de pneus e projetos sustentáveis socioambientais da empresa Michelin, localizada na rodovia AM-010, quilômetro 22.

O secretário da Sedecti, Pauderney Avelino, destacou que somente nas fábricas de pneus de motocicletas e bicicletas, a demanda anual de produção de borracha gira em torno de 2,5 mil toneladas.

“Não tem como avançarmos sem a parceria privada. E de mãos dadas com o Governo do Estado Podemos avançar, atrair seringueiros para voltar a produzir e, assim, desenvolver nosso interior, com atividades legais e uma alternativa viável de geração de renda”, explicou Pauderney Avelino.

Investimentos

Em 2020 e 2021, a SEPROR entregou 600 kits seringueiros aos municípios de Lábrea, Manicoré, Canutama, Carauari e Itacoatiara. E em 2023, foram destinados mais 160 kits, para Lábrea, Humaitá, Boca do Acre e Pauini. Além de cerca de 500 mil pagos de subvenção aos seringueiros pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

Dentro das ações estruturantes do Plano safra 23/24, serão investidos mais de R$ 800 mil em recursos, para aquisição de materiais e equipamentos necessários para a extração de látex.

FOTOS: Emerson Martins/SEPROR

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de produção rural (SEPROR): Mayana Tomaz (98121-5633


Tags:Boca do AcreCanutamaCarauariEstado do AmazonasGoverno do AmazonasGoverno do Estado do AmazonasHumaitáirandubaitacoatiaraLábreaManausmanicorePauiniSEPLANCTI
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?