Iniciativa busca definir segmentos estratégicos para captação de investimentos e fortalecimento da economia
Visando o desenvolvimento de potenciais econômicos do Estado, o Governo do Amazonas aderiu ao projeto “Amazônia + 10”. A reunião introdutória entre os coordenadores do projeto e a Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), foi realizada nesta quarta-feira (12/04), na sede da pasta, localizada no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.
“Como a Amazônia hoje está no olhar do mundo e a gente precisa juntar todas as nossas comunidades para poder desenvolver um trabalho que traga desenvolvimento com sustentabilidade e prosperidade para o povo sem agredir a natureza” complementou o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Jeibi Medeiros.
O coordenador do projeto, Antônio Galvão, explicou que toda região Norte está integrada na iniciativa e cada Estado tem a liberdade de apontar quais serão as prioridades para o fortalecimento da cadeia de investimento, produção e comercialização nos segmentos escolhidos.
“Não há nenhum preconceito para a escolha de temas e segmentos a ter acesso aos recursos. Podem ser temas ligados ao Governo, energia elétrica, saneamento, biodiversidade e tecnologia. O único critério é que esse tema tem que ter um significado para transformar a realidade das economias de sociedades locais”, destacou Galvão, ao ressaltar que novas rodadas de conversas e alinhamentos serão realizados no Amazonas, com a participação dos municípios do interior.
Também participaram da reunião a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e REDE de recursos humanos e Inteligência para Sustentabilidade na Amazônia (Rhisa).
Fotos: Frank Sena e Vitória Lima/Sedecti
Contatos para a imprensa: Secretaria de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação: Asafe Augusto (92 98402-0280 – WhatsApp)