Por Márcia Grana
Estratégias para aplicações de inteligência de dados no mercado e os desafios da carreira de automação de testes estão entre as pesquisas a serem defendidas pela primeira turma de formandos do curso de Especialização em IA para Engenharia de Testes de Software
O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) realiza, nos dias 6 e 7 de julho, o I Seminário de Inteligência Artificial para a Automação de Teste de Software (IArtes).
Equipe Ascom Ufam
Marco para a Ufam
Voltado para a comunidade acadêmica e interessados em geral, o evento marca o encerramento da primeira turma de pós-lato em Inteligência Artificial para Engenharia de Teste de Software (ARTES), composta por 30 integrantes.
Formato de defesa de trabalhos
Durante a solenidade de abertura, o diretor do Instituto de Computação, professor José Luiz de Souza Pio, afirmou que o Seminário é um importante marco para a Ufam e para a sociedade em geral. “Esse evento tem elevada importância na qualificação e na formação de alguns colegas em uma área bem específica, que é a questão do uso da IA na Engenharia de Software. É um projeto bem avançado e que tem uma contribuição importante tanto institucionalmente quanto no aspecto social, ao qualificar profissionais para atuação no mercado de trabalho. O projeto tem parceria com a Motorola e com a Flex e agrega à formação dos alunos a qualificação necessária para atuar na indústria com técnicas avançadas em termos de Inteligência Artificial”, declarou o diretor, que também aconselhou os integrantes da turma a continuarem a vida acadêmica para aperfeiçoar, de maneira contínua, conhecimentos e técnicas.
Conhecimentos adquiridos
O coordenador do curso e membro da banca de avaliação dos trabalhos apresentados, professor José Reginaldo Hughes de Carvalho, destaca que durante o evento, serão avaliados sete projetos desenvolvidos, ao longo do curso, pelos finalistas do curso de especialização. “Durante o evento, os professores do Icomp irão avaliar os projetos que são resultados alcançados nas pesquisas, que são projetos alusivos a como a Inteligência Artificial pode ajudar no processo de automação de testes. Foi um momento preparado com muito carinho, pois acreditamos que as defesas devem ser realizadas neste formato de evento”, declarou o coordenador do curso.
Apresentações de empresas, mesas-redondas e exposição do Projeto IArtes também integram a programação do Seminário que acontece até esta sexta-feira, 7, no auditório 1 do Icomp. Confira a programação completa.
A primeira equipe, composta pelos alunos Kellem Sales, Isaac Lopes, Marcele Silva e Renato Lopes, apresentou o projeto “Aceleração do cálculo da tabela Q de ferramentas de automação de testes baseadas em aprendizagem por reforço via múltiplas instâncias de emuladores de dispositivos móveis”. O integrante da equipe, Isaac Lopes, destaca os conhecimentos adquiridos durante o curso. “Durante o período de um ano, tivemos a oportunidade de ter um maior conhecimento sobre tecnologias de vanguarda na área de IA, como Aprendizagem de Máquina, Redes Neurais ou Aprendizagem por Reforço. O curso propiciou ambiente favorável para a possibilidade de aplicação de técnicas complexas em problemas do mundo real. Esses conhecimentos na área de IA, de maneira mais profunda, permite destaque no mercado de trabalho e a possibilidade de mudança de carreira”, ressaltou o especialista.
Nova turma
As inscrições para a nova turma de Especialização em IA para Engenharia de Testes de Software podem ser realizadas nos dias 10 e 11 de julho. Serão oferecidas para o Curso de Especialização 17 (dezessete) vagas regulares e 3 (três) vagas suplementares. Confira o edital, na íntegra Aqui.