Em reunião realizada nesta terça-feira (15/03), na sede do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em Brasília, entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Secretaria Nacional de Pesca Artesanal, foi iniciada construção de um termo de cooperação técnica para alavancar a pesca no Amazonas.
Diretor-presidente do órgão cumpre agenda em Brasília com objetivo de fortalecer o setor primário do Amazonas
Durante a reunião, o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, apresentou diversas demandas do setor no estado e obteve a sinalização positiva da pasta para uma ação conjunta entre as instituições.
Participaram do encontro, o diretor-presidente do Idam, engenheiro de pesca Daniel Borges, a chefe de gabinete e também engenheira de pesca Larissa França, a assessora Vanessa Vasconcelos, e, representando a Secretaria de Pesca estava o secretário Cristiano Ramalho, a coordenadora da gestão pesqueira, Akeme Matsunaga, e a coordenadora de assistência técnica e extensão pesqueira, Mariana Veiga.
O secretário nacional da pesca artesanal, Cristiano Ramalho, viu com bons olhos a presença da comitiva do Idam no Ministério e assegurou que o Amazonas está no foco das ações e dentro do planejamento da pasta.
“Hoje, nós recebemos a sinalização positiva da Secretaria Nacional de Pesca Artesanal para a constituição de um termo de cooperação técnica, e podemos perceber um grande interesse de atender às demandas do Amazonas. Foi nosso primeiro encontro, o próximo passo é acompanhar o processo junto ao Ministério da Pesca para que a gente tenha a primeira reunião técnica”, explicou Borges.
O próximo passo será uma reunião técnica entre os envolvidos que deverá acontecer até o fim de abril, desta vez, em Manaus.
“Com base nesta conversa, vamos consolidar o nosso planejamento e asseguro a vocês que o Amazonas está no foco das nossas atividades. A vinda de vocês aqui, hoje, vai nos fortalecer no estado, por isso, vamos consolidar o nosso planejamento. Deveremos fazer alguns ajustes e, assim, teremos um melhor encaminhamento para esse acordo. Mas antecipo que a vinda de todos vocês aqui foi importantíssima e será retribuída”, disse Ramalho.