Foto: Ártemis Cunha/IdamA capacitação esteve em alta na 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), realizada entre os dias 5 e 10 de dezembro. Durante o evento, 1.746 produtores rurais participaram de 39 cursos, workshops e palestras, dos quais nove estiveram sob comando do Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Há 4 minutos
O número foi contabilizado em 39 palestras, cursos e workshops, dos quais nove foram realizados pelo instituto
De acordo com o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, eventos como a Expoagro são oportunidades de fortalecer a extensão rural no estado, o que possibilita mais conhecimento aos envolvidos no setor primário local. “Dessa forma, o aprendizado adquirido é aplicado nas mais diversas atividades do segmento, o que possibilita resultados positivos na produção e na rentabilidade do produtor. A Expoagro é negócio, lazer e, também, conhecimento”, disse.
Do número de produtores beneficiados, 906 participaram das ações do Sistema Sepror — Idam, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS); 480 estiveram presentes nas capacitações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e 360 de cursos ministrados pela Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas da Região Norte (Fecoop/Norte).
Programação
Alvino acrescentou que o Idam, como órgão de assistência e extensão rural (Ater), tem intensificado as capacitações no estado, com participações em exposições e feiras agropecuárias, ações itinerantes e nas 74 unidades locais (UnLoc’s) e postos avançados que possui nos 62 municípios amazonenses. “Disseminação de conhecimento. Essa é uma das principais contribuições que o instituto garante aos produtores rurais”, pontuou.
Todo os cursos, palestras e workshops coordenados pelo Idam na Expoagro foram ministrados pelos técnicos do instituto — Felipe Campos, Silvia Abreu Maria Oliveira, Karen Alves, Flávio Ruben, João Marcos, Sunique Bentes, Suzamar Santos, Ana Cláudia Müller, Caroline Rabelo, Ana Cecília Lobato, Mário Ono,Luiz Antônio Nascimento e Pedro Chaves.
Durante as nove capacitações promovidas pelo Idam, foram abordadas temáticas como o Uso em Pequenas Propriedades Rurais, Perspectivas da Abacaxicultura para o Estado do Amazonas e Legalização de Atividades na Meliponicultura e Avicultura.