O igarapé do 40 vem enfrentando sérios problemas de poluição e acúmulo de lixo. A iniciativa da prefeitura teve como objetivo principal promover a limpeza do local, além de conscientizar a população da área sobre a importância de descartar corretamente seus resíduos, utilizando os serviços de coleta seletiva disponibilizados na cidade, e preservar o meio ambiente.Buscando melhorar as condições ambientais e sanitárias da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou nesta terça-feira, 16/5, uma importante ação de limpeza no igarapé do 40, zona Sul. A operação contou com cerca de 30 servidores, que executaram os serviços de capina, poda de árvores e o recolhimento dos resíduos.
Durante a limpeza, foram retiradas diversas garrafas PET, sacos plásticos e carcaças de geladeiras e fogões, itens que não só poluem o igarapé, mas também representam um risco para a meio ambiente.
A equipe de trabalhadores, devidamente equipada e treinada para esse tipo de serviço, iniciou a operação logo nas primeiras horas da manhã. Eles realizaram a capina e poda de vegetação invasora que prejudicava o escoamento adequado das águas do igarapé, além de recolherem todo o lixo e objetos abandonados nas margens e dentro do curso d’água.
Com a limpeza concluída, a Prefeitura de Manaus reforça a importância da colaboração de todos os cidadãos para manter o igarapé do 40 e demais áreas da cidade livres de poluição.
“A limpeza do igarapé do 40 é uma ação fundamental para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida da população. É importante que todos se conscientizem sobre a importância de mantermos nossos recursos naturais livres de poluição”, afirmou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.
Texto – Alex Melo / Semulsp
— — —
Foto – Divulgação / Semulsp