O II Workshop Internacional do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões é um evento voltado para diálogos entre pesquisadores nacionais e internacionais e, demais Instituições públicas e privadas, pensando na consolidação de estratégias para criação de uma rede de atividades para a consolidação do Projeto de Criação do Ecossistema de Inovação e Tecnologia do PaCTAS.
O Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões do Instituto Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam) realiza o ‘II Workshop Internacional PaCTAS – etnosaberes e sociobioeconomias nas amazônias’ no período de 25 a 27 de outubro de 2023, no INC/Ufam e na UEA, na Avenida da Amizade, 74, Centro, Tabatinga, Amazonas, Brasil e na Universidade do Estado do Amazonas. As inscrições estão abertas.
O II Workshop é organizado pela equipe do Projeto de Implementação do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões da Universidade Federal do Amazonas em parceria com demais instituições e, será realizado na Cidade de Tabatinga, município do estado do Amazonas localizado na região da tríplice fronteira: Brasil, Colômbia e Peru.
O evento possibilitará discussões acerca da sociobieconomia local, estruturação e articulações institucionais, consolidando o desenvolvimento regional por meio de ações, metas e indicadores que sinalizem para um cenário de possibilidades no Alto Solimões e os desafios das diferentes Amazônias.
Como resultado destas atividades e com vistas à popularização do conhecimento técnico e científico produzido neste contexto, será organizada a publicação de anais do II Workshop PaCTAS, disponibilizado em formato impresso e/ou digital, organizado pela editora da Universidade Federal do Amazonas contendo trabalhos a serem apresentados nas áreas temáticas do evento.
O evento é voltado para docentes e discentes de instituições públicas federais e estaduais; organizações indígenas, produtores, associações e cooperativas; empreendedores locais; instituições de fomento; organização civil em geral. A proposta será discutida diretamente com representantes dos diferentes setores públicos e privados da região, buscando analisar os desafios e as oportunidades que existem nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, sociobioeconomia e etnosaberes das amazônias.
Veja programação.