As pré-conferências distritais representam a fase preparatória para a IX Conferência Municipal de Saúde de Manaus (IX Comus), que será realizada entre 20 a 23 de março sob a coordenação do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para o planejamento de políticas públicas no município de Manaus.O período de inscrição para as pré-conferências dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, que serão realizadas em Manaus entre os dias 13 e 17 de março, foi iniciado nesta segunda-feira, 6/2, e será encerrado no próximo dia 13. Gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem fazer a inscrição por meio do link (bit.ly/comusmanaus), atendendo o número limite de vagas nos três segmentos do controle social.
“As pré-conferências irão eleger 452 delegados para participação na IX Comus. A eleição irá obedecer ao critério de paridade do controle social no SUS, com 50% de usuários, 25% de gestores e 25% de trabalhadores, garantindo a representatividade dos três segmentos em cada zona de Manaus”, informa Jorge Carneiro.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e coordenador adjunto do Comitê Organizador e Executivo da IX Comus, conselheiro Jorge Carneiro, informa que serão disponibilizadas 200 vagas para cada uma das pré-conferências da zona urbana (Norte, Sul, Leste e Oeste), totalizando 800 participantes, e 100 vagas para a pré-conferência do distrito rural, além de 100 vagas para membros da Comissão Organizadora.
Inscrição
Do total de 452 vagas para delegados, 100 serão direcionadas para representantes de cada uma das pré-conferências das zonas Norte, Sul, Oeste e Leste, e 52 para representantes eleitos na pré-conferência do distrito rural.
Os representantes do segmento trabalhador em saúde deverão trabalhar em um estabelecimento assistencial de saúde do município e sedes administrativas, na respectiva área geográfica de acordo com a pré- conferência a ser realizada, com exceção dos trabalhadores lotados na sede do distrito rural.
Para inscrição nas pré-conferências, representantes do segmento de usuários deverão atender o seguinte critério: residir e domiciliar na área geográfica de acordo com a pré-conferência a ser realizada.
“Os interessados devem fazer a inscrição para apenas uma das pré-conferências. O participante que se inscrever em mais de uma pré-conferência distrital terá suas inscrições automaticamente canceladas”, alerta Jorge Carneiro.
Para o segmento gestor, o critério é que exerça uma função gerencial na estrutura organizacional do distrito de saúde onde atua de acordo com a pré-conferência a ser realizada, com exceção dos gestores vinculados diretamente à sede da Semsa, que deverão participar da pré-conferência do distrito sul.
Programação
A etapa da pré-conferência do Distrito de Saúde (Disa) Rural, será realizada no dia 13 de março, seguido do Disa Leste (14/3), Disa Oeste (15/3), Disa Sul (16/1) e encerrando no Disa Norte (17/3).
Segundo a coordenadora da Comissão de Programação da IX Comus, conselheira Marinélia Ferreira, a partir do tema principal, serão realizadas palestras e mesas redondas abordando os eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
As conferências de saúde acontecem a cada quatro anos e definem as diretrizes para políticas públicas de saúde. O evento, realizado nos níveis municipal, estadual e federal, vai abordar, neste ano, o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
— — —
“Com essas discussões, os grupos de trabalho irão elaborar diretrizes propostas para a área da saúde que serão debatidas e colocadas em votação nas pré-conferências. De cada eixo temático, uma diretriz e até cinco propostas seguirão para discussão na conferência municipal”, relata Marinélia Ferreira.
Foto- Divulgação / Arquivo Semsa
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa