Nesta segunda-feira, o MPAM instaurou procedimento para combater e prevenir atos de violência (física e psicológica) contra crianças e adolescentes em escolas do Estado. O órgão busca uma atuação integrada com outras instituições do Estado e do município para fortalecer medidas socioeducativas.
O encontro foi promovido pelo Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior. (Foto: Divulgação/SSP-AM)O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, participou, na manhã desta terça-feira (11/04), de uma reunião na sede do Ministério Público do Amazonas (MPAM), na Ponta Negra, na zona oeste de Manaus. O encontro, realizado pelo Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, teve entre os objetivos estreitar as relações entre as instituições e discutir e fortalecer as ações preventivas, realizadas pelas duas instituições, voltadas para as unidades de ensino do Estado.
“Estamos tendo todo um cuidado quando recebemos denúncias de casos como esse. E, hoje, viemos compartilhar informações com o Ministério Público. O Procurador-Geral de Justiça, Dr. Alberto Rodrigues, mostrou que quer ajudar e participar das reuniões do Comitê”, disse o titular da SSP-AM, General Carlos Alberto Mansur.
Durante a reunião, o secretário da SSP-AM destacou todas as medidas que foram tomadas pelo Governo do Estado, como a criação do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise) e a forma como estão tratando sobre o tema. Mansur aproveitou para, também, para estreitar as relações institucionais e agradeceu pela contribuição do MPAM.
O grupo de trabalho é baseado nas diretrizes do “Plano de ações integradas para a segurança nas escolas”, idealizado pelo governo em uma ação conjunta entre as secretarias estaduais. A criação do comitê foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), situado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
Nise
Anunciado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (10/04), o Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise) vai atuar em escolas públicas estaduais monitorando e coibindo ameaças e a ocorrência de ataques a unidades de ensino da rede estadual. O comitê reforça as ações já adotadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Secretaria de Segurança, para resguardar o convívio pacífico e seguro nas escolas do Estado.
Integram o comitê a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a Secretaria de Governo (Segov), Casa Civil, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros; Casa Militar, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).