Para atender e proporcionar o acesso que os usuários merecem, uma das principais prioridades da prefeitura é tornar o transporte público acessível a todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas. Para os idosos, que muitas vezes enfrentam dificuldades de mobilidade, essas melhorias são especialmente importantes nos coletivos, plataformas e terminais de ônibus da cidade.O transporte público é um aspecto fundamental para a qualidade de vida nas cidades, e investir nessa área é essencial para garantir a mobilidade de todos os cidadãos, especialmente os idosos. Na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus tem se dedicado para realizar investimentos significativos no setor de transporte, com o enfoque especial no benefício às pessoas que possuem mobilidade reduzida.
“O investimento da prefeitura em ônibus novos em Manaus é um compromisso do prefeito David Almeida e também exemplo valioso de priorizar a acessibilidade e o bem-estar dos idosos no acesso ao sistema de transporte urbano. Ao fornecer veículos modernos e adaptados, estamos garantindo que essa parcela da população tenha um transporte seguro, confortável e inclusivo, promovendo assim e qualidade de vida”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins.
Desde o início da gestão do prefeito David Almeida, a prefeitura já comprou 250 novos ônibus e até o final de 2024, serão mais 350 novos ônibus que vão chegar a reforçar a frota dos coletivos. Também estão sendo realizadas a adaptação dos ônibus, garantindo a presença de rampas de acesso, ar-condicionado em todos os coletivos, elevadores para cadeiras de rodas e assentos reservados para idosos.
Gratuidade Idosos
Os terminais de integração estão sendo reformados e recebendo a modernidade que a população merece. A prefeitura entregou o Terminal 2, localizado no bairro Cachoeirinha, zona Sul, totalmente revitalizado. O espaço foi contemplado com a reforma dos banheiros, pintura, aplicação do piso tátil para reforçar a segurança de pessoas com mobilidade reduzida e idosos, tvs de Led para informar o horário dos ônibus e câmeras de leitura fácil, que estão reforçando a segurança dos usuários e combatendo delitos. São modernidades e investimentos que os passageiros precisam para ter uma viagem com conforto, segurança e qualidade.
O aporte financeiro, que soma, acrescido com seu rendimento R$ 14.156.846,78, foi instituído por meio da emenda constitucional 123/2022, que prevê a distribuição de R$ 2,5 bilhões em recursos da União para o custeio da gratuidade de maiores de 65 anos em sistemas regulares de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano no país.
Como parte desse investimento e renovação da estrutura no transporte público, a cidade de Manaus recebeu do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o auxílio financeiro para subsidiar a gratuidade do transporte público de idosos na capital.
Além dos investimentos em infraestrutura, a Prefeitura de Manaus tem promovido programas de capacitação para os motoristas e funcionários das empresas de transporte público através do setor de Educação e Operação do IMMU. Essas iniciativas visam conscientizar os profissionais sobre a importância de atender às necessidades específicas dos idosos, como paciência, atenção e respeito, como também de todos os usuários do modal.
Programas de Capacitação
— — —
Ao humanizar o atendimento e oferecer um serviço de qualidade, a prefeitura busca proporcionar aos idosos uma experiência positiva no transporte público, incentivando seu uso e promovendo a inclusão social.
Foto – Arquivo / Semcom
Texto – Divulgação / IMMU