FOTO: Arthur Castro/ SecomO Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), lançou, nesta sexta-feira (24/02), o “Geoportal”, ferramenta de consulta que vai fortalecer o licenciamento ambiental no estado. O lançamento foi realizado no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), na sede do Ipaam, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
Por Agência Amazonas
A ferramenta virtual vai prevenir, combater desmatamentos e contribuir com o trabalho dos Órgãos de Controle
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a nova tecnologia é um marco histórico para o Amazonas, quanto à viabilização da transparência de dados e informações ambientais.
O Geoportal Ipaam é um repositório de dados espaciais e não espaciais de agendas temáticas ligadas às atividades de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental, que visa oferecer à sociedade maior facilidade no acesso.
FOTO: Arthur Castro/ SecomSegundo o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o Geoportal é uma ferramenta que vai prevenir e combater desmatamentos, além de contribuir e acelerar o trabalho dos Órgãos de Controle.
“O Ipaam fez um trabalho fantástico. O Georportal é uma das ferramentas mais importantes que a gente tem para o controle das questões ambientais e de desenvolvimento de atividades econômicas do estado. Em especial a população do interior do Amazonas, que depende dessa ferramenta”, disse.
FOTOS: Arthur Castro/ Secom Os dados espaciais e não espaciais disponibilizados no Geoportal https://gis.ipaam.am.gov.br apresentam informações ambientais abrangendo conteúdos como mineração, pesca, desmatamento, queimadas, embargos, agropecuária, fauna, florestal e industrial.
“É uma série de informações para quem tem interesse no licenciamento, na fiscalização ambiental e que podem ser tiradas no portal. Os órgãos também terão essa facilidade, porque eles fazem muita solicitação para saber a veracidade de um licenciamento. Tem vários empreendimentos que a gente não sabe se está licenciado, em vigência ou se é real. Então, o diferencial está no conjunto de informações que a gente propiciou no banco de dados”, explicou.
AvançosCom o Geoportal, o Instituto avança em sua missão de promover o Desenvolvimento Sustentável, dando maior visibilidade a suas ações e aproximando a sociedade do processo de execução das políticas públicas de controle ambiental.