Com o intuito de garantir atendimento odontológico gratuito as pessoas em situação de vulnerabilidade social nas comunidades da capital amazonense, o vereador Ivo Neto (Patriota) reafirmou a parceria com o Clayf Souza, responsável pelo projeto ‘Sorria Comunidade’, no bairro Praça 14 de Janeiro, na zona sul da cidade, durante reunião em seu gabinete, na Câmara Municipal de Manaus (CMM).A iniciativa oferta serviços de profilaxia (limpeza), restauração, extrações, entre outros
“O Clayf é coordenador de um projeto maravilhoso chamado Sorria Comunidade, onde realiza um atendimento odontológico que atende pessoas carentes gratuitamente. Esse é um dos muitos projetos que contam com o meu apoio, e que que por meio dele a gente pode alcançar, ajudar e atender mais pessoas na nossa cidade”, reforçou o vereador.
Ivo Neto destaca que a saúde bucal é tão importante quanto a saúde geral, e apesar dessa importância ser reconhecida, uma grande parte da população não tem acesso aos serviços odontológicos como um todo. Segundo o vereador, o intuito do projeto é promover ações de saúde bucal para as pessoas que não podem pagar por seus cuidados dentários.
“O projeto que foi idealizado pela doutora Alessandra Matos Pinto, e está levando a saúde bucal nas comunidades, para as pessoas carentes que não tem condições de ter um tratamento. Por meio da ajuda do vereador Ivo Neto, conseguimos ampliar os atendimentos odontológicos e muitas famílias estão tendo acesso à saúde bucal. Só tenho a agradecer por reafirmar essa parceria que está dando certo”, comentou.
De acordo com Clayf Souza, o projeto Sorria Comunidade, existe há dois anos e tem alcançado mais de 200 famílias.
Dados – Segundo o novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) que reforça a importância dos cuidados com a saúde da boca, aponta que 45% da população mundial, o equivalente a 3,5 bilhões de pessoas, sofrem com alguma doença bucal. A cárie lidera a lista com 2,5 bilhões de pessoas afetadas, em seguida, aparece a doença periodontal – principal responsável pela perda de dentes – que atinge cerca de um bilhão de casos e, em terceiro, o câncer de boca, que registra 380 mil novos diagnósticos por ano. O estudo aponta que nos últimos 30 anos houve um aumento de um bilhão de novos pacientes com problemas bucais, nos quais 3 em cada 4 casos são diagnosticados em países pobres.
A iniciativa, além de cuidar da saúde bucal dos pacientes, faz com que os mesmos tenham a autoestima renovada. Dentre os serviços ofertados estão avaliação e profilaxia (limpeza), restauração, extrações, entre outros.
Foto: Assessoria de Comunicação do vereador
Texto: Eriana Monteiro – Assessoria de Comunicação do vereador