Anualmente, as chuvas no Amazonas provocam desastres, alagamentos e tragédias. As comunidades mais vulneráveis, que vivem em áreas de ocupação, por exemplo, são as que mais sofrem com as consequências desses fenômenos.A chuva que atingiu Manaus nesta segunda-feira (25/09), resultou em alagamentos em diversos pontos da cidade. O assunto foi debatido durante a Sessão Plenária, onde foram divulgados vídeos impactantes de moradores do bairro São José, do momento em que as ruas e até mesmo casas foram inundadas devido à intensidade da chuva.
Durante a sessão, o vereador Ivo Neto (Patriota) fez um pronunciamento enfatizando a importância da cooperação entre as instituições na prevenção de alagamentos na cidade.
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Manaus é a capital que mais tem recebido alertas de risco de deslizamentos de terra, devido ao prolongado período de chuvas desde 2016, quando esses registros começaram. O Cemaden atua em parceria com as Defesas Civis de 1.038 municípios brasileiros, a maioria com riscos de deslizamentos de terra, inundações, enxurradas e enchentes. O alerta emitido pelo Cemaden é particularmente relevante devido à abundância de áreas com encostas íngremes em Manaus, frequentemente ocupadas por habitações precárias e submoradias em zonas de risco.
Texto: Taisa Passos- Assessoria de Comunicação do vereadorFoto: Mauro Pereira – Dicom
“Precisamos acompanhar, cobrar e fiscalizar de perto essas ações de prevenção. Quando os alagamentos ocorrem, as pessoas perdem seus bens pessoais, como testemunhamos nos bairros Crespo, Educandos e Colônia Oliveira Machado, na zona sul. A prevenção é fundamental para evitar que a população sofra novamente”, afirmou o vereador.
The post Ivo Neto cobra união de instituições para a prevenção de alagamentos em Manaus appeared first on Câmara Municipal de Manaus.