No mês de incentivo aos cuidados da saúde mental, o vereador João Carlos (Republicanos), destacou a importância do programa “SOS Vida” e do grupo voluntário da Igreja Universal “Depressão Tem Cura”. O Janeiro Branco é uma campanha liderada por psicólogos e psiquiatras brasileiros para envolver a sociedade em uma discussão sobre a saúde mental.
“O adoecimento mental impacta na qualidade de vida dos indivíduos, afetando, por exemplo, a sua capacidade de foco e a sua vontade de sair de casa e de estar entre outras pessoas. O mês de janeiro foi escolhido porque a chegada de cada ano é, tradicionalmente, um período de reflexões e conclusões (positivas e negativas).
Assim, pode trazer tanto frustrações com o que foi alcançado no ano anterior, quanto expectativas de renovação de vida, representando tempo de mudanças, inclusive, comportamentais”, explicou João Carlos que é presidente da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (FRENCPDSD) da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O vereador João Carlos lembra ainda que o grupo Depressão Tem Cura realiza um trabalho de atendimento voluntário totalmente gratuito de apoio emocional e espiritual.
“Os voluntários da campanha ‘SOS Vida’ acolhem pessoas pelas ruas e ajudam a controlar a depressão e outros transtornos mentais tão presentes, mas ainda muitas vezes escondidos. O grupo da Igreja Universal do Reino de Deus, Depressão Tem Cura, também leva apoio emocional e espiritual para quem sofre dessa doença. O grupo atua no Brasil e em outros países e atualmente conta com mais de 10 mil voluntários”, falou.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador