O curso de Educação Física (capital) é o campeão geral da sétima edição dos Jogos Universitários da Universidade do Estado do Amazonas (VII JuniUEA). O vencedor, representando a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), conquistou 29 medalhas nos jogos, sendo 12 de ouro, 7 de prata e 10 de bronze.
Encerramento dos jogos e premiação dos vencedores aconteceram neste sábado (11/03)
O encerramento do VII JuniUEA aconteceu neste sábado (11/03), na quadra da Escola Superior de Tecnologia (EST). No início da manhã, foi realizada a decisão do 1° e 3° lugares do vôlei masculino. Na partida, emocionante, consagrou-se campeão o time do curso de Engenharia Elétrica, com 3 sets a 1 contra o curso de Medicina, que levou a segunda colocação. Em 3° lugar ficou o time de Engenharia Naval, vitória por WxO.
Em segundo lugar ficou o time do curso Medicina, também representante da ESA, com 37 medalhas, 10 de ouro, 14 de prata e 13 de bronze. O terceiro lugar dos jogos foi conquistado por alunos do curso de Direito da Escola de Direito (ED/UEA), com o total de 14 medalhas, sendo 6 de ouro, 6 de prata e 2 de bronze.
Cerimônia de encerramento
A cerimônia de encerramento do VII JuniUEA contou com a presença do reitor da universidade, o Prof. Dr. André Zogahib; a vice-reitora, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro; do diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Elias Costa de Oliveira; e também do medalhista olímpico, o atleta Sandro Viana; além do deputado estadual João Lins Almeida da Silva.
Após a disputa, veio a premiação. Medalhas foram entregues aos vencedores por modalidade. O ginásio da EST quase foi abaixo com a vibração dos atletas. “Estou muito feliz e orgulhoso com meus colegas de curso, por termos nos dedicado e vencido em várias modalidades. Agradeço ao reitor André Zogahib pela realização do JuniUEA e estaremos nas próximas edições”, disse Christophe Carvalho, aluno do 6° período do curso de Educação Física, que participou do JuniUEA jogando basquete.
A professora Kátia acompanhou várias partidas de modalidades diversas e provou ser uma entusiasta do esporte. Segundo ela, é muito bom ver a interação entre alunos da capital e interior e do Amazonas. “Todos só têm a ganhar com essa troca de conhecimento e culturas diferentes. Continuem treinando que, brevemente, nos veremos novamente”, disse a vice-reitora.
“Para mim, e creio que para toda a gestão superior da UEA, foi muito prazeroso ver atletas dando o melhor de si em disputas saudáveis. E é justamente essa união e clima de camaradagem que o esporte proporciona. Todos aqui foram gigantes! Deram um show de respeito e civilidade. Parabéns!, ressaltou o reitor.
“Os jogos universitários são de suma importância para fortalecer a base esportiva do estado. É determinação do governador Wilson Lima que a educação e o esporte caminhem juntos. Assim, estaremos reforçando esse compromisso com a sociedade de revelar novos talentos para o alto rendimento”, afirmou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.
Faar
Durante a realização do JuniUEA, a UEA contou com o apoio da Faar, que cedeu os espaços esportivos do Governo do Amazonas para a realização desta edição do JuniUEA. Praças esportivas como a Vila Olímpica de Manaus, com o hotel da Vila, a Arena da Amazônia, o Estádio Carlos Zamith e o Ginásio Renné Monteiro foram palcos dos jogos.
A gestão superior da UEA também esteve representada pelos pró-reitores Darlisom Ferreira e Joésia Pacheco. A diretora da EST, Prof.ª Me. Ingrid Gadelha; o chefe do Ludus Lab, Prof. Dr. Jucimar Maia Jr.; e os coordenadores do JuniUEA, professores Claylton Cardoso e Fábio Pereira.
O coordenador-geral do VII JuniUEA, professor Jefferson Jurema, informou que a oitava edição dos jogos universitários acontecerá em dezembro deste ano. “Iremos iniciar logo os preparativos para o próximo campeonato. Queremos que seja melhor do que este e que atraia ainda mais atletas de Manaus e municípios amazonenses”, revelou Jurema.
Sobre o VII JuniUEA
O VII JuniUEA teve início no dia 3 de março. A competição reuniu 1.243 atletas, sendo 1.016 de Manaus e 227 vindos dos municípios de Manacapuru, Boa Vista do Ramos, Tefé, Itacoatiara, Alvarães e Parintins. Foram disputadas 15 modalidades: atletismo, jogos eletrônicos, dominó, xadrez, futsal, futebol, handebol, basquetebol, voleibol indoor, vôlei de praia, tênis de mesa, juni acadêmico, jiu-jitsu, natação e queimada.
Feijoada e toada
Atletas do JuniUEA tiveram sua participação nos jogos finalizada com um almoço servido no Restaurante Universitário (RU) da EST. No cardápio, feijoada, água e refrigerante à vontade, ao som do Grupo Kboclos.