Acesse link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1zT8HV1JdYGjpuN1RH17nU7BBg5N4ETdwRYGu8GxRD4U/edit?pli=1
A Universidade Federal Amazonas (Ufam) representada por meio da Iniciação Científica produzida na Universidade, com apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM), promove o Fórum Ambiental de Recursos Hídricos: Justiça Hídrica que acontece no dia 16 de maio de 2023, às 14h, na sede do MP/AM, no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, localizado na Avenida Coronel Teixeira, 7995, Nova Esperança, Manaus (AM).
Além da expressão de interdisciplinaridade, em que a Geografia expõe a problemática ambiental, sob o exame do Direito em uma instituição Jurídica, as exposições da causa ambiental sobre os recursos hídricos, pouco visibilizada, trazidas por meio da Iniciação Científica, ressalta o estudo pela lente da Academia de Geografia e examinado pelo Direito, sonificando o grito ensurdecedor dos corpos d’água da cidade de Manaus tomados pela poluição.
De acordo com a coordenação, o evento expõe temas que suscitam a discussão técnica sobre o direito dos cidadãos à água de boa qualidade e dos fatores geográficos socioambientais dos corpos d’água da Cidade de Manaus, apontando a necessidade da formação de uma consciência pública interdisciplinar na Seara Ambiental.
Público-alvo: servidores do TJAM, Defensoria Púbica, Ministério Público, comunidade acadêmica de Direito, Biologia, Engenharia Ambiental, e áreas afins, lideranças socioambiental, Instituições, Organizações e Movimentos Atuantes no Meio Ambiente.
A coordenação informa que será emitido certificação de 4h complementares para a Comunidade Acadêmica. Por outro lado, ela convoca a comunidade acadêmica para participar do evento, pois é o primeiro evento jurídico e geográfico, realizado com o apoio de uma Instituição jurídica, específico sobre uma causa ambiental crescente e pouco discutida: A degradação hídrica.