O Livro aborda visões de mundo da Comunicação e Antropologia sobre IAs, redes sociais e robôs.
Texto: Renan Albuquerque
A publicação aborda aspectos da interface multimídia-sociedade, com ponderações inerentes a complexidades amazônicas e brasileiras. A coletânea, editada mediante parceria dos Programas de Pós-Graduação em Informação e Comunicação (PPGIC) e Antropologia Social (PPGAS), ambos da Ufam, reúne pesquisadores de Victoria University of Wellington, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O livro “Comunicação e ciberantropologia: tecnologias inteligentes na sociedade”, compilado a partir da editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua/Ufam) pelas pesquisadores Mayane Batista, Laísa Lima e o professor de jornalismo Renan Albuquerque, foi disponibilizado em ebook esta semana, gratuitamente.
Essa rede se mostrou multifacetada, composta por complexidades que nortearam os debates acerca de futurismos. O livro, assim sendo, é inovador porque aponta características controversas das atuais tecnologias de comunicação e informação.
Temáticas inerentes a redes sociais, mídias multiplataformas, robôs e inteligência artificial renderam perspectivas de investigação. A comunicação, em diálogo com a ciberantropologia, foi o tônus do trabalho. Mayane, doutoranda do PPGAS, construiu uma importante rede de colaboração com ajuda de Laísa e Renan.
O livro pode ser baixado pelo link: https://www.academia.edu/
A coletânea traz ainda, por fim, dois textos bônus, interdisciplinares, que traduzem preocupações acadêmicas a partir da linguagem lítero-antropológica de viés comunicacional.