Tendo como host Fábio Rafael, no “Amazônia Legal”, Andrade vai mostrar os avanços da gestão no desenvolvimento urbano, alavancando práticas modernas e sustentáveis. É com o olhar para o patrimônio da capital de mais de 2,3 milhões de habitantes, que se estabelece nova relação entre espaços públicos e a melhoria da qualidade de vida de cada pessoa. Construir uma cidade mais bonita, mais atrativa para negócios, global e para todos é o desafio seguido pelo instituto.Um panorama dos dois últimos anos da gestão David Almeida sob a perspectiva do desenvolvimento urbano da capital amazonense será apresentado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), nesta quarta-feira, 8/3, no Amazônia TV, com participação do vice-presidente da autarquia, o arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, às 11h, com transmissão do podcast pelo YouTube.
Ter uma Manaus mais atrativa para negócios e global é a frase que pauta a gestão do prefeito David Almeida e se reflete, no Implurb, em performance na eficiência de indicadores urbanos e em projetos de obras públicas que vão modificar a paisagem da cidade.
“São dois anos de avanços em diversas áreas, na construção civil, no licenciamento, na desburocratização e na implementação de políticas que melhorem a vida da população na tramitação com o poder público. Vamos traçar um panorama, falar dos principais projetos e das intervenções realizadas no período, consolidando ações estruturantes para a capital, incluindo leis mais modernas, consolidadas e um licenciamento ágil e menos burocrático”, adiantou o vice-presidente.
Apostando em ser uma cidade atrativa para novos negócios, o Implurb trabalha na modernização e criação de legislação que implemente incentivos e facilite a atividade de empresas e cidadãos na área da construção civil.
Rapidez e desburocratização
Projetos de baixa impacto e de baixa complexidade, tipos 1 e 2, de até 750 metros quadrados, incluindo habitações unifamiliares, habitações multifamilares (tipo vilas e quitinetes), pequenos comércios, serviços e indústrias, são beneficiados com a lei, sancionada no dia 12 de dezembro.
A mais recente é a aprovação da lei complementar que instituiu o Alvará de Construção Mais Fácil, de forma célere, online e autodeclaratória, com possibilidade de liberação em até 2 horas.
Texto – Claudia do Valle / Implurb
— — —
Foto – Divulgação / Arquivo Semcom