O hemocentro oferece serviços especiais para os doadores durante o mês de junho, como forma de convocar a população manauara para doar e manter o estoque para atender quem precisa de hemácias e plaquetas.Incentivador da doação de sangue, o vereador Luis Mitoso (PTB), destacou nesta segunda-feira (05/06) o início da campanha “Junho Vermelho” da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que tem como tema ‘Conheça, doe e salve vidas’.
“A ação deve ser feita por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entre os usuários dos serviços de saúde do Município e a população em geral, inserindo também informações no site institucional do órgão”, destacou.
Em 2021, por meio do Requerimento 055, Mitoso encaminhou ao Executivo Municipal solicitação para que fosse desenvolvida uma Campanha de Sensibilização e Orientação sobre a Doação de Sangue e Plasma Convalescente.
No dia 14 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o hemocentro fará uma recepção especial pela manhã aos doadores. Durante o dia, outros atrativos como serviço de corte de cabelo, massagem, degustação de produtos e aferição de glicemia serão ofertados por parceiros do Hemoam.
Luis Mitoso disse ainda que tal solicitação foi motivada pela grande redução de estoque de sangue no Hemoam em razão da pandemia de Covid-19 que estava 40% abaixo do limite mínimo no final de janeiro daquele ano.
As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, na Avenida Constantino Nery, número 4.397, bairro Chapada.
Como doar sangue – Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 16 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos pode doar. O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal.