“O Brasil viveu um movimento antivacina muito intenso e muito ruim. Isso foi muito negativo pra gente, e isso fez se desestruturar todo aquele trabalho feito ao longo de décadas dentro da saúde pública. Agora, a gente tem o governo federal que luta para poder alcançar uma meta de 90% das pessoas vacinadas, mas hoje o Brasil só tem 68% das pessoas em dia com a sua vacinação”, lembrou o parlamentar.
O vereador Marcelo Serafim (PSB), durante pronunciamento no Legislativo Municipal, voltou a chamar atenção da sociedade sobre a importância da vacinação, lembrando que o país ainda enfrenta reflexos negativos da política de saúde deixada pelo governo anterior.
“A cidade de Manaus é o destaque positivo. Nós temos 79, 91% dos públicos alvos vacinados e isso vai melhorar ainda mais, porque novas campanhas vão ser realizadas dentro da nossa cidade, e o que a gente precisa é estimular a população para que leve especialmente seus filhos para que façam a atualização de suas carteiras dentro das nossas unidades de saúde. Fazendo isso, Manaus estará fazendo sua parte, o seu papel, dentro da vacinação nacional que ela já faz, mas melhorando ainda mais. Manaus não é apenas a primeira colocada no Previne Brasil, nos últimos cinco trimestres, Manaus é a primeira colocada em vacinação no Brasil, e isso senhores vereadores, senhor presidente, é um fator que precisa ser reconhecido”, ressaltou Marcelo Serafim.
Marcelo elogiou o desempenho da cidade de Manaus na campanha nacional de vacinação. Atualmente, a capital amazonense é destaque nacional nas ações de imunização.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação do vereador
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde confirmam que Manaus é atualmente referência nacional em vacinação. Em 2022, Manaus foi a campeã em cobertura vacinal com índice de praticamente 80%, bem superior à média nacional, de 67,94%.