“Na semana epidemiológica, senhor presidente, que acabou no dia 27 de maio, nós tínhamos um total de zero, zero pacientes internados na cidade de Manaus com Covid. Na semana passada, Manaus chegou a marca de zero pacientes internados com Covid, exatamente pelo sucesso da vacina. Você ter zero pacientes internados na cidade de Manaus é algo a se comemorar, nós precisamos comemorar, isso precisa ser divulgado e ser divulgado não para que sirva de desestímulo para a pessoa se vacinar. Ora, se eu tenho zero paciente internado então eu não preciso mais me vacinar? Pelo contrário, se eu tenho zero paciente internado, aí que eu preciso manter o grau de imunização da população em alta para que a gente continue com esses dados”, destacou Marcelo.Durante a Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizada na manhã desta segunda-feira (06/06), o vereador Marcelo Serafim (PSB) comemorou os dados positivos da vacinação contra a Covid-19 aplicada na Capital. O vereador mencionou o último balanço epidemiológico divulgado pelos órgãos de saúde.
“A vacina contra a influenza, logo, logo, estará acabando dentro dos estoques que o Ministério da Saúde mandou pra prefeitura de Manaus e, via de regra, quando a gente chega nos meses de novembro e dezembro, onde as pessoas começam a ter àquelas viroses, àquela alta de gripe, as pessoas vão até às unidades de saúde para se vacinarem contra a gripe, só que essa vacinação não está mais disponível, porque ela acaba agora, entre julho e agosto no máximo; esse estoque é zerado. Então é importante que a gente estimule as pessoas a se vacinarem logo contra a influenza e especialmente, aquelas crianças abaixo de cinco anos de idade, e os maiores de 60 anos de idade, além de grávidas e puérperas que são pacientes do mais alto risco”, alertou Marcelo Serafim.
O parlamentar também ressaltou a necessidade para que a população busque a imunização contra a influenza, uma vez que os estoques ficam mais escassos no período que a população mais precisa, justamente pela falta da procura do imunizante na época que deveria ser demandada.
“Nós temos atualmente 164 mil doses, quase 165 mil doses, da vacina bivalente que é o reforço contra a Covid, aplicados na cidade de Manaus. A gente tem 1 milhão 717 mil pessoas aptas a tomarem a vacina e menos de 10% se vacinaram com a vacina bivalente. Isso é negócio que a gente precisa conscientizar e estimular a população que faça o uso da vacina e que se vacine. A cidade de Manaus viveu uma tragédia, tanto na primeira, quanto na segunda onda, e nós agora, podemos comemorar que em uma semana epidemiológica a cidade de Manaus não tinha nenhum paciente internado por conta da Covid e muitos outros internados, por muitas outras coisas, mas pela Covid, não. Isso é graças a todo o trabalho de imunização que foi feito, pelo governo federal, estadual, municipal, todos os entes federativos. Isso não acontece só na cidade de Manaus, isso acontece no Brasil como um todo”, concluiu o vereador Marcelo Serafim.
Apesar do balanço positivo contra a Covid, em relação às internações, o vereador Marcelo Serafim disse que ainda há muitas doses da vacina bivalente disponíveis e que população precisa procurar os postos de saúde:
Texto: Assessoria de Comunicação do vereadorFotos: Divulgação/Assessoria
Durante realização da segunda edição da ‘Câmara Cidadã’ realizada na zona sul de Manaus, foram aplicadas 676 doses da vacina bivalente e influenza. Resultado que foi considerado um sucesso pelas autoridades de saúde e pelo próprio vereador Marcelo Serafim que acompanhou de perto a ação promovida pela Câmara Municipal que ofereceu mais de 100 serviços gratuitos à população de Manaus.