A Lei insere no calendário oficial de Manaus o “Março Laranja”, dedicado ao trabalho de prevenção ao tema. “Março é um mês de suma importância, pois é dedicado para trabalharmos a prevenção ao bullying escolar. Inclusive, episódios como o trágico massacre na escola municipal de Realengo, no Rio de Janeiro, em abril de 2011, na escola estadual de Suzano em 2019, e na creche de Saudades em Santa Catarina, em maio de 2021, têm em comum uma triste realidade: pessoas desequilibradas que tinham sido vítimas de atos de bullying escolar”, alertou Mitoso.Em sua fala no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na manhã desta quarta-feira (1º/03), o vereador Luis Mitoso (PTB) discorreu acerca da importância de se debater a Lei n°2.104 de 26 de abril de 2016, de sua autoria, que ajuda no combate e prevenção ao bullyng escolar.
A cor laranja
Para o vereador, os casos servem como alerta para a importância do debate direcionado a comportamentos disfuncionais que assolam milhares de pessoas no mundo. “Infelizmente, são episódios recorrentes em escolas não somente no Brasil, mas em outros países. Minha primeira iniciativa para tratar desse grave problema, foi apresentar, em 2010, o Projeto de Lei que previu a prevenção do bullyng nas escolas municipais, em 2014 fui autor do PL complementar que instituiu o “Março Laranja” com a realização de campanhas e atividades que envolvam a família, professores, pedagogos e toda a comunidade escolar para que esse tema seja efetivamente parte da atenção da gestão escolar na nossa cidade”, ilustrou o parlamentar.
Iluminação da fachada do Parlamento Municipal
A escolha da cor “laranja” como símbolo da campanha deve-se ao fato de ser uma cor que chama a atenção, e na simbologia das cores, representa tolerância, cordialidade, gentileza e afetividade.
Texto: Adeilson Albuquerque – Assessoria de Comunicação do vereador
A Câmara Municipal de Manaus (CMM), na pessoa do presidente Caio André (PSC), acatou solicitação de Luis Mitoso, por meio de memorando, para a iluminação a partir das 18h30 desta quarta-feira (1º/03) de toda a fachada do prédio da CMM na cor laranja durante todo o mês de março alusivo à campanha ‘Março Laranja’.
Foto: Guilherme Corrêa