FOTO: Thiago Corrêa/ UGPEO Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), em parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, realiza o curso de formação de Brigada de Incêndio para beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). As aulas acontecem no Comando-Geral do CBMAM, na avenida Codajás, 1.565, em Petrópolis, sob a coordenação da 3ª Seção/EMG.
Por Agência Amazonas
Mais de 90 pessoas participam do curso
A programação curricular do curso prevê aulas teóricas e práticas que permitem que os participantes consigam assimilar melhor o conteúdo. Durante esta quinta-feira (26/01), as turmas terão um simulado de combate a incêndio e aulas práticas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que é o atendimento fora do ambiente hospitalar, realizado por um profissional da área médica, com o intuito de prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou acometidas por emergências clínicas (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, convulsões).
O treinamento, que se estende até sexta-feira (27/01), tem como objetivo formar as Brigadas de Incêndio para os residenciais do programa. Os participantes serão habilitados para atuar na prevenção e combate a focos de incêndios domésticos, manuseio de extintores, mangueira d’água, hidrantes para o combate a incêndio e também noções de primeiros socorros. Participam 94 pessoas totalizando duas turmas no período da manhã e tarde.
“O objetivo é formar uma rede de prevenção dentro dos habitacionais que nós vamos entregar. E isso vale tanto para os novos, que estão sendo construídos pelo novo Prosamin+, que já serão entregues todos regularizado, quanto para os conjuntos antigos, construídos em gestões passadas, para que possam receber o Habite-se e os moradores o título definitivo dos imóveis”, explicou Campêlo.
FOTOS: Thiago Corrêa/ UGPEDe acordo com o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, a formação de Brigadas de Incêndio cumpre um dos critérios de regularização plena dos residenciais construídos tanto nas etapas anteriores do programa, que era chamado de Prosamim, quanto no novo Prosamin+.
“É muito importante esse envolvimento do Governo do Estado, do Corpo de Bombeiros com a comunidade, de maneira que a gente leva a segurança, leva proteção para os locais onde as pessoas mais necessitam”, destacou o comandante.
O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, afirma que as instruções são extremamente relevantes para os futuros moradores dos residenciais.
Na sexta-feira (26/01), ao final do curso, será realizada a formatura dos alunos, com a entrega de certificado para todos os participantes.
Essa é a terceira turma de Brigada de Incêndio formada no âmbito do novo Prosamin+. A primeira foi para o Residencial São Raimundo, que já passou pelo processo de regularização. A segunda foi para o Residencial Gilberto Mestrinho, que está em fase de processo de regularização. E esta nova já inclui futuros beneficiários do novo Prosamin+, que estão em processo de reassentamento.