Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Moveleiros destacam importância do Promove para o Amazonas
Amazonas

Moveleiros destacam importância do Promove para o Amazonas

19 de janeiro de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Por Agência Amazonas

O Programa de Regionalização de Mobiliário Escolar movimentou mais de R$ 8,9 milhões em recursos só em 2022

FOTOS: Ruth Jucá/ADSO Programa de Regionalização de Mobiliário Escolar (Promove), do Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), movimentou mais de R$ 8,9 milhões em recursos durante o ano de 2022, beneficiando mais de 1 mil moveleiros individuais de forma direta. Entre os municípios contemplados está Manacapuru, onde cooperativas e associações reforçam a importância dos investimentos para o desenvolvimento do setor.

O Promove é executado em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto (SEDUC) e tem por objetivo viabilizar incentivos para a fabricação de mobiliários escolares, tendo como matéria-prima a madeira oriunda dos Planos de Manejo Florestais. Dentre os itens fornecidos pelos moveleiros estão quadros, armários, mesas e cadeiras que contemplam todas as escolas públicas do Estado.

Segundo a presidente da ADS, Michelle Bessa, os benefícios decorrentes do programa já despontam sob a forma de novos empregos. “O Promove gera mais oportunidades de renda, sobretudo no interior do Estado, e agrega valor aos produtos florestais e possibilita a especialização da mão de obra nas áreas contempladas. É um programa com excelentes resultados e o ano de 2023 será promissor nessa área”, destacou.

Com mais de 40 anos de experiência no segmento, o moveleiro José Tenório de Oliveira, 70 anos, é credenciado desde 2007 na ADS e, durante os 16 anos em que fabrica móveis para SEDUC, reconhece a importância do Promove. “É de extrema importância para o Estado do Amazonas, distribuindo renda para nossa classe. Antes todos os móveis da SEDUC eram comprados fora do estado e hoje esse dinheiro fica aqui e é distribuído para todos os moveleiros gerando emprego e renda”, diz.

O moveleiro Francisco Aires da Silva, 50 anos, é beneficiado pelo Promove em Manacapuru desde 2016 e destaca as vantagens de fazer parte do programa. “Tudo que eu tenho hoje foi conseguido com esse programa. Comecei a trabalhar no quintal do meu pai e hoje eu tenho minhas máquinas, local de trabalho, quatro marceneiros profissionais e quatro ajudantes. Essa iniciativa tem trazido benefícios e gerado emprego”, conta.

José Aldemar Sepulvera, 50 anos, veio da Colômbia e é marceneiro na Princesinha do Solimões. Ele agradeceu a oportunidade de desenvolver o seu trabalho no Amazonas. “Estou muito grato pela oportunidade do Governo do Estado, esse é meu segundo ano no programa e tem me beneficiado muito em minha renda pessoal e facilitado minha entrada no mercado”, salienta.

Sobre o Promove

O Programa de Regionalização de Mobiliário Escolar integra o conjunto de políticas públicas do Governo do Amazonas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado.

Entre os objetivos do Promove está a ampliação e a diversificação de novos mobiliários das unidades de ensino estaduais e outros artefatos produzidos com madeira. O programa também visa fortalecer e estruturar as movelarias, viabilizando a aquisição de novas e modernas máquinas e equipamentos para o acabamento dos mobiliários.O Promove foi criado em 2005 e, em 2010, houve a padronização de mobiliário escolar instituída pelo decreto n.º 29.812.

Credenciamento

Em 2022, a ADS credenciou empresas moveleiras em 15 municípios: Carauari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, NOVO Airão, Parintins, Rio Preto da Eva, Tefé, Urucará, Boa Vista do Ramos e NOVO Aripuanã.

O período de inscrições nos Editais de Credenciamento para o exercício de 2023 foi encerrado em dezembro e processo está em andamento para posterior publicação das associações e cooperativas aptas.

Tags:Boa Vista do RamosCarauarieirunepeEstado do AmazonasGoverno do AmazonasHumaitáitacoatiaraLábreamanacapuruManausmanchetemanicoreNovo AirãoNovo Aripuanãparintinsrio preto da evatefeUrucará
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

RecuperaFone: Mutirão para a devolução de 452 celulares segue nesta segunda-feira

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 185 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por administrador
Amazonas

SES-AM conquista 1° lugar com experiência inovadora em gestão de pessoas em mostra do Ministério da Saúde

Por administrador
Amazonas

Moradores da AM-010 destacam melhorias com a entrega da rodovia modernizada

Por administrador
Amazonas

Ipaam, MMA e Pnud encerram mutirão ambiental e fundiário no Careiro com 240 atendimentos

Por administrador
Amazonas

Mais de 20 animais são resgatados de canil clandestino desarticulado pela Sepet-AM

Por administrador
Amazonas

Amazonas avança em agenda de negociações bilaterais na COP30 para ampliar iniciativas ambientais

Por administrador
Amazonas

Hospital Delphina Aziz realiza mais três transplantes em um único dia

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura primeira etapa da nova AM-010 e destaca avanços sociais e econômicos para oito municípios

Por administrador
Amazonas

PC-AM apreende mais 23 quilos de drogas escondidas em um colchão e prende mulher em flagrante em Amaturá

Por administrador
Amazonas

Espetáculo ‘Rede de Memórias’ emociona público ao reviver tradições e afetos da cultura amazonense

Por administrador
Amazonas

Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?