Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Moveleiros destacam importância do Promove para o Amazonas
Amazonas

Moveleiros destacam importância do Promove para o Amazonas

19 de janeiro de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Por Agência Amazonas

O Programa de Regionalização de Mobiliário Escolar movimentou mais de R$ 8,9 milhões em recursos só em 2022

FOTOS: Ruth Jucá/ADSO Programa de Regionalização de Mobiliário Escolar (Promove), do Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), movimentou mais de R$ 8,9 milhões em recursos durante o ano de 2022, beneficiando mais de 1 mil moveleiros individuais de forma direta. Entre os municípios contemplados está Manacapuru, onde cooperativas e associações reforçam a importância dos investimentos para o desenvolvimento do setor.

O Promove é executado em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto (SEDUC) e tem por objetivo viabilizar incentivos para a fabricação de mobiliários escolares, tendo como matéria-prima a madeira oriunda dos Planos de Manejo Florestais. Dentre os itens fornecidos pelos moveleiros estão quadros, armários, mesas e cadeiras que contemplam todas as escolas públicas do Estado.

Segundo a presidente da ADS, Michelle Bessa, os benefícios decorrentes do programa já despontam sob a forma de novos empregos. “O Promove gera mais oportunidades de renda, sobretudo no interior do Estado, e agrega valor aos produtos florestais e possibilita a especialização da mão de obra nas áreas contempladas. É um programa com excelentes resultados e o ano de 2023 será promissor nessa área”, destacou.

Com mais de 40 anos de experiência no segmento, o moveleiro José Tenório de Oliveira, 70 anos, é credenciado desde 2007 na ADS e, durante os 16 anos em que fabrica móveis para SEDUC, reconhece a importância do Promove. “É de extrema importância para o Estado do Amazonas, distribuindo renda para nossa classe. Antes todos os móveis da SEDUC eram comprados fora do estado e hoje esse dinheiro fica aqui e é distribuído para todos os moveleiros gerando emprego e renda”, diz.

O moveleiro Francisco Aires da Silva, 50 anos, é beneficiado pelo Promove em Manacapuru desde 2016 e destaca as vantagens de fazer parte do programa. “Tudo que eu tenho hoje foi conseguido com esse programa. Comecei a trabalhar no quintal do meu pai e hoje eu tenho minhas máquinas, local de trabalho, quatro marceneiros profissionais e quatro ajudantes. Essa iniciativa tem trazido benefícios e gerado emprego”, conta.

José Aldemar Sepulvera, 50 anos, veio da Colômbia e é marceneiro na Princesinha do Solimões. Ele agradeceu a oportunidade de desenvolver o seu trabalho no Amazonas. “Estou muito grato pela oportunidade do Governo do Estado, esse é meu segundo ano no programa e tem me beneficiado muito em minha renda pessoal e facilitado minha entrada no mercado”, salienta.

Sobre o Promove

O Programa de Regionalização de Mobiliário Escolar integra o conjunto de políticas públicas do Governo do Amazonas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado.

Entre os objetivos do Promove está a ampliação e a diversificação de novos mobiliários das unidades de ensino estaduais e outros artefatos produzidos com madeira. O programa também visa fortalecer e estruturar as movelarias, viabilizando a aquisição de novas e modernas máquinas e equipamentos para o acabamento dos mobiliários.O Promove foi criado em 2005 e, em 2010, houve a padronização de mobiliário escolar instituída pelo decreto n.º 29.812.

Credenciamento

Em 2022, a ADS credenciou empresas moveleiras em 15 municípios: Carauari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, NOVO Airão, Parintins, Rio Preto da Eva, Tefé, Urucará, Boa Vista do Ramos e NOVO Aripuanã.

O período de inscrições nos Editais de Credenciamento para o exercício de 2023 foi encerrado em dezembro e processo está em andamento para posterior publicação das associações e cooperativas aptas.

Tags:Boa Vista do RamosCarauarieirunepeEstado do AmazonasGoverno do AmazonasHumaitáitacoatiaraLábreamanacapuruManausmanchetemanicoreNovo AirãoNovo Aripuanãparintinsrio preto da evatefeUrucará
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Sejusc intensifica ações de proteção e combate à violação de direitos

Por administrador
Amazonas

ADS divulga calendário semanal das Feiras de Produtos Regionais

Por administrador
Amazonas

Detran-AM contempla motofretistas dos municípios de Boca do Acre e Pauini com kits de segurança

Por administrador
Amazonas

Sejusc conecta mulheres em situação de vulnerabilidade a novas oportunidades e autonomia financeira

Por administrador
Amazonas

Mais de 300 militares do Corpo de Bombeiros reforçam o serviço de prevenção durante o Carnaval no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 181 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por administrador
Amazonas

Em Tabatinga, PC-AM prende homem por abusar sexualmente da enteada indígena de 12 anos

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas e BID realizam visita técnica em Presidente Figueiredo, com foco em projeto de saneamento básico sustentável

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Grupos de acesso A e B abrem oficialmente o Carnaval no Sambódromo de Manaus com os ensaios técnicos

Por administrador
Amazonas

Carnaval da floresta 2026: Bloco sem documentação é encerrado durante Central Integrada de Fiscalização

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura telessalas na Calha do Purus e reforça atendimento no interior

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega pista de pouso reformada em Pauini

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?