Na Polícia Militar do Amazonas (PMAM), há nove anos, a tenente Taylla Tolledano, é a primeira oficial a integrar a equipe do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Ao lado da cabo da PMAM, Agatha Guarezzi, ela destacou o papel da mulher na área de segurança e, sobretudo, em um local tradicionalmente dominado por homens, como a aviação.
Elas se capacitam para, em breve, levar a força feminina para o ambiente aéreo
“A mulher na aviação já é uma realidade, ela começa em décadas passadas e ganha destaque e renome até hoje permanecendo perene. O mundo da aviação é envolto a sonhos, sinais e alertas, basta reconhecê-los e eu reconheci”, frisou a tenente.
Atualmente, a tenente Taylla realiza capacitação e cursos de pilotagem para se tornar piloto. Para ela, a mulher na aviação já é uma realidade e cada vez mais ganha destaque em todas as áreas da segurança.
“Atualmente eu dou suporte administrativo ao Dioa, mas também participo da parte aérea e busco cursos para me especializar na operação de aeronaves. Esse dia é um marco importante, e para nós da área da aviação, antes tão ocupada pelo gênero masculino, agora estamos aqui ocupando nosso espaço. Meus parabéns a todas as mulheres por esse dia”, destacou.
Seguindo o mesmo caminho, a cabo PM Agatha Guarezzi, que também faz parte do Dioa, busca as capacitações para atuar na operação de aeronaves futuramente. Para ela, a área da aviação, tão predominada por homens anteriormente, começa a abrir o espaço que as mulheres sempre mereceram.
Ambas, que já atuam nas operações do Departamento, se preparam e se capacitam para em breve operarem as aeronaves da SSP-AM, no apoio às ações de segurança e no combate à criminalidade e levar a representatividade feminina para o ambiente aéreo.