A Frente trouxe à mesa discussões sobre entraves e sobre a contribuição que cada órgão presente pode oferecer no sentido de desburocratizar o mercado imobiliário e eliminar barreiras que impedem o crescimento de canteiros de obras e a geração de empregos na capital amazonense.A Frente Parlamentar de Apoio às Empresas do Mercado Imobiliário de Manaus (Faemi) realizou, na manhã desta terça-feira (08/08), a primeira reunião com representantes do setor imobiliário e gestões municipal e estadual. O encontro foi aberto pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos); e presidido pelo vereador Lissandro Breval (Avante).
“Quanto mais os personagens do cenário que envolve os canteiros de obras em nossa cidade estiverem juntos e atuando no sentido de aprimorar o processo, mais a nossa gente terá empregos sendo ofertados em centenas de canteiros por Manaus”, acrescentou o parlamentar.
“A CMM pela primeira vez está chamando todos os envolvidos para criar salas de discussão, um ramo que tanto emprega. Nosso objetivo é desenvolver a atividade imobiliária para gerar empregos e desenvolvimento na nossa cidade”, explicou o vereador Lissandro Breval.
“Hoje, o Norte constrói 2% de tudo que é construído no país. A gente só usa 20% da verba, o restante vai pro resto do país. Precisamos fomentar mais empresas, oferecer melhores condições a revisão do Plano Diretor, por exemplo, é importantíssima para inserirmos as mudanças necessárias”, afirmou.
Durante a reunião, o presidente do Sinduscon, Frank do Carmo, destacou números que evidenciam a necessidade de olhar cuidadoso para a habitação em Manaus.
“A importância dessa Frente está na capacidade de reunir esforços e reduzir o tempo que levaríamos para melhorar o que tem sido feito. Nós queremos avançar. Estamos atentos a quem precisa que o poder público avance e lance um olhar adequado à necessidade tão vital, no caso a população”, acrescentou.
Para o secretário de habitação do município, Jesus Alves, o município tem discutido e trabalhado em iniciativas que deixem os empresário trabalhar, investir cada vez mais na cidade e gerar empregos.
Além dos integrantes da Frente, composta pelos vereadores Lissandro Breval, Caio André, Diego Afonso, Peixoto, Sassá da Construção Civil, William Alemão e João Carlos, estiveram presentes na reunião, representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas (Creci-AM) , da Ademi, da Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas (Sinduscon-AM), da Superintendência de Habitação (Suhab), Superintendência da Habitação (Suhab), Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Procuradoria Geral do Município de Manaus (PGM).
The post Na CMM, Frente Parlamentar de Apoio às Empresas do Mercado Imobiliário discute entraves no setor appeared first on Câmara Municipal de Manaus.
Fotos: Diego Caja/Dicom e Marcelo Araújo/Assessoria do vereador