O vereador capitão Carpê (Republicanos) destacou a retirada dos flutuantes do rio Tarumã-Açu, que foi solicitada pelo Ministério Público do Amazonas. Para o parlamentar, o aumento no número de flutuantes na região foi desordenado e a ocupação deve ter o acompanhamento dos órgão responsáveis, mas enfatizou que os responsáveis por flutuantes não são os únicos responsáveis pela poluição que aumenta no rio.O Grande Expediente desta terça-feira (11/07), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi marcado pela diversidade de temas abordados pelos vereadores no plenário Adriano Jorge. Entre os assuntos debatidos pelos parlamentares da 18ª Legislatura, estiveram a proteção do meio ambiente e a importância do investimento no esporte de base manauara.
O parlamentar cedeu um aparte ao vereador Rodrigo Guedes (Podemos) que também falou sobre meio ambiente e manifestou sua opinião sobre a construção da sede da Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Manaus (Semmas) dentro do Parque Ponte dos Bilhares, na zona centro-sul de capital.
“Existe um prazo para a retirada desses flutuantes que a Prefeitura está cumprindo essa determinação judicial. A Semmas prometeu um plano de gestão de bacias e ainda não entregou, ou seja, solicito a interrupção dessa retirada. Não sou a favor da permanência de flutuantes de forma irregular, mas que os órgãos façam uma fiscalização mais a fundo para não serem injustos com quem merece estar ali”, destacou Capitão Carpê.
Esporte de base – A oferta de práticas esportivas para crianças foi também um dos temas destacados pelos vereadores no Grande Expediente. O vereador Raulzinho (PSDB) falou sobre a importância dos projetos esportivos em comunidades e bairros de Manaus, para afastar as crianças das ruas e da marginalidade.
“Manaus perde cada vez mais áreas verdes, perde cada vez mais arborização urbana e o que vemos agora é a derrubada e árvores para a construção da secretaria de meio ambiente. Além disso, aquele parque foi construído para a prática de atividades físicas e não para questões administrativas”, afirmou Rodrigo Guedes.
Já para o vereador Ivo Neto (Patriota) além do investimento em materiais esportivos, é necessário também que se invista em reformas dos complexos esportivos como campos de futebol, ginásios e locais de práticas de esporte.
“Se a gente não investe no esporte de base, é muito improvável a gente ter times amazonenses na primeira divisão no futebol, por exemplo. Quando se investe na base, nas crianças, na juventude das comunidades carentes, com certeza de lá sairá grandes atletas que podem dar muito orgulho para a cidade de Manaus”, destacou vereador Raulzinho.
Foto: Emerson França – Dicom/CMM
“É necessário fazer isso para estimular cada vez mais as nossas crianças a se dedicarem ao esporte. As nossas crianças muitas vezes vivem a ociosidade, estão na criminalidade e nas drogas, mas através do esporte nós podemos mudar essa realidade porque o esporte tem esse poder de mudar a vida das pessoas”, destacou Ivo Neto.
The post No plenário da CMM, vereadores debatem temas como proteção ao meio ambiente e investimento no esporte de base appeared first on Câmara Municipal de Manaus.