Por Márcia Grana
Grupos de Trabalho “Indicadores universitários”; “Planejamento e Riscos” e “Manutenção, Obras e Infraestrutura” reuniram-se pela manhã. À tarde, os debates seguem com os Grupos de Trabalho “Regional Norte”, Comissão Nacional de Planejamento e Avaliação” e “Comissão Nacional de Modelos”
No segundo dia de encontro dos Grupos de Trabalho do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), assuntos como indicadores universitários, adesão à Rede Nacional de Pesquisa e diagnóstico dos setores de gestão de infraestrutura das IFES foram os destaques nos debates promovidos.
Equipe Ascom Ufam
A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Maria da Glória Vittorio Guimarães, destaca que o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) é um evento que aborda temas relacionados a orçamento e finanças públicas, planos de desenvolvimento institucional, estratégias de atuação e propõe soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração das IFES.
Forplad – espaço de debate privilegiado
Indicadores
“Durante uma semana, os especialistas abordam as principais questões da área, sempre considerando atualizações normativas, entendimentos consolidados pelos órgãos de controle e as repercussões práticas no dia a dia. O evento objetiva criar um espaço privilegiado para discussão, com abordagens técnicas. De forma correlata, os grupos de trabalho (GT), a partir da perspectiva consequencialista adentram em temas mais específicos concebendo propostas de melhoria”.
RNP
Coordenador do Grupo de Trabalho Indicadores, o pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal de Santa Maria (RS), professor Rafael Lazzari, destacou a necessidade de construção de novos indicadores em sintonia com a nova realidade das universidades. “Resgatamos, através de um ciclo de palestras, o histórico dos trabalhos do nosso GT ao longo dos últimos anos na construção de indicadores relacionados ao relatório de gestão do TCU e também discutimos como esses indicadores vão impactar as diferentes realidades das Universidades. Também discutimos elementos importantes de indicadores de graduação, necessidade de reorganização do GT de forma a construir, com as demais áreas e colégios nacionais, indicadores de todas as áreas de importância da Universidade, em sintonia com a nova realidade das Universidades”, ressaltou o gestor.
O Grupo de Trabalho Planejamento e Riscos contou com a apresentação da plataforma ForRisco pela analista de negócios da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Manoela Albuquerque. Durante sua apresentação, ela destacou a adesão das Universidades à Plataforma For, ferramenta tecnológica que contempla um conjunto de soluções conhecidas como For PDI e For Risco que tem a missão de motivar as melhores práticas de planejamento estratégico para gestão nas organizações auxiliando a criação do Plano de Desenvolvimento Institucional e gerenciamento de Riscos. “Atualmente, 42 universidades trabalham com a plataforma For e aproveitamos o espaço privilegiado que é o Forplad para apresentar a plataforma para que essa adesão seja intensificada. Neste espaço, conseguimos elucidar as dificuldades dos gestores acerca do uso da plataforma e dialogar acerca da adequação das necessidades estabelecidas pelas universidades, tornando a plataforma funcional, respeitando, ao mesmo tempo, a autonomia das universidades”, declarou a palestrante.