Esse grupo está inserido dentro das ações da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage). Criado em 2010, o GAFCE A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na tarde desta quinta-feira, 27/4, a eleição e solenidade de posse dos novos membros do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE), da rede de ensino, para o biênio 2023 a 2025. O evento ocorreu na sala de Contas, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Aleixo, zona Centro-Sul.
Segundo o chefe da Dage, Luiz Oliveira, o objetivo primordial do GAFCE é dar suporte aos conselhos escolares das unidades de ensino da Semed.
segue o Programa Nacional de Formação dos Conselheiros Escolares, instituído por portaria do Ministério da Educação, em 2004.
O GAFCE existe em vários Estados do Brasil e, no Amazonas, tem apenas na capital amazonense. O objetivo do grupo é subsidiar e dar suporte ao trabalho dos conselhos escolares da Semed, que, hoje, estão implantados em 98% das unidades da rede municipal de ensino de Manaus.
“A principal função deste grupo é fazer articulação e o fortalecimento dos conselhos escolares da rede municipal de ensino, proporcionando um espaço democrático dentro das escolas, com vários segmentos, trabalhando pontos e aspectos importantes e envolvendo toda comunidade escolar”, explicou Luiz.
De acordo com o coordenador do GAFCE na Semed, Luiz Albuquerque, os membros têm um papel de grande relevância nas ações dos conselhos escolares.
Na Semed, o grupo é formado por pai/mãe ou responsável legal de estudantes, comunitários do entorno de escolas municipais, docentes, administrativos, assessores de verbas federais das Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Semed, assessores pedagógicos e gestores escolares.
O processo de escolha dos membros foi feito por meio de eleição direta realizada para dar legitimidade ao processo de escolha dos novos membros.
“Os novos membros vão dar suporte aos conselhos escolares dentro das escolas, para que eles funcionem melhor, e trabalhem os aspectos pedagógicos administrativos, financeiros, de articulação e mobilizem a comunidade do entorno das escolas”, ressaltou.
Segundo a gestora, o trabalho desenvolvido no grupo trouxe mais conhecimento, além de fortalecer o conselho escolar na unidade de ensino. “Esse biênio, quando representamos os gestores, foi importante para que aprendêssemos um pouco mais sobre importância do conselho escolar, isso em todas as esferas, ou seja, nas partes pedagógica, administrativa, financeira, e isso de fato contribui na minha formação, enquanto diretora, e para o crescimento do conselho escolar no Cmei que estou à frente”, frisou Nívia.
A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paulo Herban Jacob, Nívia Lima, foi representante dos gestores no biênio passado e agora faz parte da coordenação do grupo de articulação.
Texto – Emerson Santos/ Semed
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Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjABznc
Fotos – Cleomir Santos/ Semed