“Os moradores nessa área do conjunto Petros, sofriam com alagamentos constantemente. Isso porque o igarapé transbordava devido ao rompimento da antiga rede de drenagem, obstruída por falta de manutenção. A pedido dos moradores, o prefeito David Almeida determinou a entrada das máquinas e a implantação de novas aduelas em concreto e, assim que finalizados esses serviços, nossas equipes iniciaram a implantação da nova rede de drenagem superficial, com meio-fio, calçada e sarjeta em mais de 300 metros de extensão, para garantir acessibilidade a quem passa por aqui”, afirmou a engenheira Márcia Pantoja, fiscal da obra.Depois de passar por obras de implantação de uma extensa rede de drenagem profunda na ponte do conjunto Petros, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, que é o principal trecho de acesso dos moradores, o local agora passa por obras de drenagem superficial, com implantação de meio-fio, calçada e sarjeta. Os trabalhos da Prefeitura de Manaus são executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Nesta quinta-feira, 13/4, é implantado 320 metros de uma rede de drenagem superficial.
A Prefeitura de Manaus segue intensificando os serviços de implantação e recuperação de drenagens profundas e superficiais em todas as zonas da capital, especialmente nas áreas mais afetadas por alagamentos. A meta é garantir que as águas pluviais escoem de forma correta, garantindo a qualidade de vida, especialmente dos moradores que vivem nesses locais.
No local nunca existiu uma passagem segura para os pedestres, apesar de situado em um trecho de intenso fluxo de veículos, em uma via que liga o conjunto Petros ao Tiradentes, no bairro Aleixo.
Texto – Mariana Rocha / Seminf
— — —
Foto – Divulgação / Seminf