Por: Thiago Morais (Museu Amazônico) Edição: Juscelino Simões
A mostra será realizada dia 17 de novembro, 18h, no Cine Teatro Guarany com a exibição de 10 curtas-metragens, com a presença da equipe técnica e elenco dos filmes. Os filmes são resultado do curso de produção audiovisual desenvolvido no Museu Amazônico.
O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas – Ufam – realiza a ‘OPA! MOSTRA DE CURTAS’, com a apresentação dos filmes produzidos pelos alunos da Oficina de Produção Audiovisual (OPA).
O evento celebra o dia do cinema brasileiro, que é comemorada em 5 de novembro, pois em 1896 houve a primeira exibição pública de um filme em terras brasileiras. A exibição aconteceu na então capital do Brasil, o Rio de Janeiro.
“A Oficina de Produção Audiovisual idealizada pelo Museu Amazônico e coordenada pelo nosso produtor Thiago Morais dispensa apresentação, pois já é um fato e, sobretudo, veio pra se tornar uma referência, prova inconteste são as inúmeras premiações recebidas a nível nacional e internacional pelas suas produções. Neste sentido, convidamos todos os amantes do cinema a prestigiarem a mostra dos filmes”, disse Dysson Teles, diretor do Museu Amazônico.
“Os filmes dos alunos da OPA estão ganhando visibilidade em festivais e mostras pelo Brasil, e isso me enche de orgulho, pois os participantes do curso chegam cheios de ideias, porém com muitas dúvidas sobre a produção e distribuição dos curtas, e com a orientação recebida conseguem realizar e distribuir os filmes em eventos de cinema. Fazer o lançamento dos filmes em Manaus com a presença dos amigos e familiares dos alunos é muito importante para todos nós, pois é o momento que apresentamos os novos talentos do audiovisual”, completa Thiago Morais.
Segundo Géssica Adzangela, diretora do Filme ‘A Pipoca’, “o curta-metragem é algo muito importante, pois dirigir um filme não é fácil, e desde a escrita do roteiro foi desafiador, pois, eu tinha apenas uma memória afetiva, e especial de uma canção feita pelo tio Luíz Carlos, muito querido, e daí veio o projeto. Após a finalização da Oficina, todos nós da OPA10 já tínhamos nossas datas de filmagem pré-definidas. E durante a produção dos meus colegas, percebi o quanto é importante a nossa união e respeito no set de filmagens, foram nove curtas-metragens até chegar na data da produção de ‘A Pipoca’ e aí ansiedade tomou conta, juro que até pensei em desistir pois fiquei um tanto quanto apreensiva, mas meus amigos e equipe sempre me apoiaram e dizendo que tudo ia dar certo. Então, tivemos três dias de filmagens, e eu e todos da equipe conseguimos finalizar com sucesso. O presente projeto foi bem desenvolvido e cauteloso, desde a escolha do ator que é um artista incrível: Otoni Mesquita. Quero agradecer o apoio do Museu Amazônico, Cara de Gato pelos equipamentos, SR eventos pelo patrocínio do carrinho de pipoca, e a todos meus amigos da OPA10 e equipe, pois acreditaram e me apoiaram pra não desistir, e que o curta-metragem não seja apenas um simples filme, mas que toque os corações das famílias e façam reviver as boas lembranças”, disse.
Encontro das Águas – direção: Thiago Jesus, André Diniz e Camila Andrade
Relação de filmes
Cabeça de Martelo – direção: Rafael Creder
Um Ano para Recordar – direção: Ana Coelho
Ponto Final – direção: Luan Passos e André Diniz
Quem Te Viu, Quem Te Vê – direção: Fábio B. Reis
A Pipoca – direção: Géssica Adzangela
A Dor Fantasma – direção: André Diniz
Fanzine Últimas Páginas – direção: Rebeca Libna e Vinícius Torres
A Luz do Sol – direção: Camila Andrade
Informações: Divisão de Difusão Cultural | Museu Amazônico
Vumbora – direção: Bruno Pereira
Contato: 92 994688911 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.