Integraram a operação policiais da SSP-AM, Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), e das Polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM). O titular da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, destacou o trabalho integrado das Forças de Segurança, para o combate à criminalidade na cidade que interliga a tríplice fronteira.
Ação resultou na prisão de três suspeitos de envolvimento em crimes de maus-tratos contra animais e tráfico de drogas. (Fotos: Fernanda Teixeira/SSP-AM)A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) deflagrou nesta quinta-feira (09/11) a Operação “Choque de Ordem”, no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), para o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão. Durante o cumprimento das ordens, três suspeitos foram presos, dois deles por suspeita de envolvimento em crimes ambientais.
Durante a operação, Ronaldo Nascimento, 33 anos, e Francisco Miranda, 40 anos, foram presos por crime ambiental, envolvendo maus-tratos a animais, e Eduardo Bastos, 21 anos, foi preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.
“Hoje estamos retornando a Tabatinga com uma grande operação da Polícia Civil, onde tivemos 12 alvos. Essa operação resultou em três prisões, que vão desde tráfico de drogas até rinhas de galo. Quero parabenizar a Polícia Militar e a Polícia Civil por esta operação integrada e pelo resultado que tivemos hoje”, destacou o coronel.
“Acreditamos que a operação foi exitosa porque tivemos essas prisões e apreensões, e nós sabemos que todo tipo de operação nos municípios do interior traz bons resultados para os índices criminais, porque a Polícia Militar se preocupa e tem a obrigação, a responsabilidade de gerenciar”, disse o subcomandante.
De acordo com o subcomandante da PMAM, Thiago Balbi, o Governo do Amazonas não tem medido esforços para promover a sensação de segurança da população do interior do Estado.
“A Polícia Civil está empenhada juntamente com a Polícia Militar em trabalhar para melhorar a segurança pública em Tabatinga. Hoje, contamos com o apoio da Secretaria de Segurança nessa operação, que é o início para outras, porque nossa investigação vai se intensificar”, garantiu o delegado.
Conforme o delegado de Polícia Civil em Tabatinga, Caio Bruno, outras operações devem acontecer para que outros crimes sejam elucidados e os responsáveis sejam devidamente punidos.
“Nós conseguimos reduzir (os crimes) em mais de 70%, entre o mês de setembro e outubro, os dados de homicídios aqui no município de Tabatinga e em todos os municípios em que a Paz está instalada. Essa parceria do Governo do Estado com o Governo Federal tem sido fundamental para levar segurança para o povo do Amazonas”, afirmou Almeida.
Operação Paz
O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida ressaltou, ainda, os resultados alcançados a partir da Operação Paz, que é realizada no Amazonas pelo Governo do Estado em conjunto com o Governo Federal. A ação tem como foco a redução de mortes violentas intencionais, e durante as duas fases desencadeadas no Estado tem gerado excelentes resultados.