A operação começou na última segunda-feira (21/08) e é uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), de forma integrada com órgãos do governo do Estado, Prefeitura de Manaus e órgãos parceiros.
Rodadas de conversas foram realizadas em Manaus e em mais quatro municípios do Amazonas, durante a primeira semana da operação. (Foto: Divulgação/SSP-AM)Palestras educativas de prevenção aos crimes de violência doméstica familiar contra a mulher alcançaram, durante a primeira semana da Operação Shamar, mais de 9 mil pessoas. As ações foram realizadas em escolas, empresas e centros de convivência em Manaus e nos municípios de Itacoatiara, Humaitá, Careiro Castanho e Parintins.
A Operação Shamar, além do cunho educativo e preventivo, também tem dentro do escopo operacional o caráter repressivo, que é realizado pelas polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM). As duas ações são realizadas simultaneamente.
Ao longo desta semana, foram realizadas 66 palestras, que alcançaram 9.151 pessoas em Manaus e nas cidades de Itacoatiara, Humaitá, Careiro Castanho e Parintins. Além das palestras, foram realizadas, ainda, 48 ações de panfletagem, que atingiram um público de 1.136 pessoas. Todos os 62 municípios do Amazonas serão alcançados pela operação.