A palestra, realizada no âmbito da operação Virtude, foi ministrada pela professora Edmeia Holanda. Durante as atividades foram abordados diversos assuntos voltados ao tema “violência contra a pessoa idosa”. Segundo Edmeia, o objetivo da ação é conscientizar os alunos (crianças e adolescentes) para que estejam aptos a cuidar e respeitar os idosos, além de resguardar seus direitos. Para ela, levar informação à juventude é de suma importância.
Atividade ocorre no âmbito da operação Virtude. Foto: Divulgação/SSP-AMCom objetivo de conscientizar os adolescentes sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa, o Departamento de Prevenção à Violência (DPV) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) esteve, na manhã desta segunda-feira (09/10), na Escola Estadual Antônio Teles de Souza, localizada no bairro Presidente Vargas, zona sul de Manaus. Na unidade, a equipe ministrou palestra sobre o tema para estudantes do 9º ano do ensino fundamental.
Foto: Divulgação/SSP-AMAlém da Escola Estadual Antônio Teles, a série de palestras também será levada a outras unidades de ensino do Estado, conforme cronograma preestabelecido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
“Trazer este tema da valorização da pessoa idosa para as crianças é muito importante, porque hoje em dia muitas famílias são compostas não somente por mãe, pai e filhos. Também há idosos que fazem parte da família. A pessoa não fica ‘inútil’ porque ficou idosa, mas torna-se um ser com experiência. Eu, por exemplo, sou idosa, tenho 74 anos, já trabalhei e trabalho até hoje. Sou ativa e nunca parei de trabalhar por questões próprias, me sinto bem assim”, comentou Edmeia Holanda.
A operação Virtude tem o objetivo de combater todo e qualquer tipo de crime praticado contra a pessoa idosa, além de trabalhar as questões preventiva e educativa a respeito do assunto.
Virtude
A operação Virtude é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, a ação é coordenada pela SSP-AM, com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI); Polícia Militar (PMAM); demais secretarias do Governo do Amazonas; Prefeitura de Manaus; entidades e órgãos parceiros.