Sob a coordenação do professor Manuel de Jesus Vieira Lima Junior, o Pace ‘Plantando o futuro: Uma ação coletiva da academia para recuperar a maior área verde no perímetro urbano da cidade de Manaus’ deve alcançar sua meta com o plantio de 4 mil mudas de espécies nativas e com aplicação de calcário. Segundo Manuel Vieira, após o plantio, as mudas serão monitoradas em que deverão contar com o envolvimento da comunidade acadêmica.
Plantar 4 mil mudas de espécies nativas na área do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é o objetivo principal do Programa Atividade Curricular de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Pace/Proext/Ufam). Entre 8 e 12 de maio de 2023, cerca de 100 alunos estarão envolvidos no plantio de mudas nativas como Ipês, Tento e Orelha de Macaco.
Segundo a coordenação, parte da execução do projeto será desenvolvida por entidades parceiras como Amazon Movment, com a empresa WEWE e a FCA/DCF.
As área abrangentes que receberão o plantio, estão: ao longo da estrada do campus universitário, áreas envolta dos prédios da instituição, além das várias trilhas existentes o que irá gerar uma conscientização ambiental dos envolvidos, mostrando o valor das mudas e dos reflexos agregados, como visual, climático, social e sustentável.