Com objetivo de ofertar cursos profissionalizantes aos pais e alunos da Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal de Araújo, nas áreas de tecnologia e gastronomia, a Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AM). O encontro foi realizado nesta terça-feira, 7/2, na sede da escola, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul da cidade.
Para o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, a parceria reforça o compromisso da Semed com o social.
O projeto-piloto tem a estimativa de iniciar os cursos na segunda quinzena de março, beneficiando os pais dos 70 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do turno noturno, da unidade de ensino. A qualificação vai ser realizada na própria escola e também no Senac.
De acordo com a diretora de educação profissional do Senac, Ellen Castro, essa é uma oportunidade para preparar os pais e estudantes ao mercado de trabalho, principalmente em áreas, como a gastronomia, que têm uma grande oferta de emprego.
“Essa presença dos pais vai ser primordial para o sucesso desses cursos profissionalizantes, para os alunos do turno da noite. Vai ser uma parceria de extrema importância para alavancar, realmente, essa participação efetiva da família dentro da escola”, explicou.
A diretora da escola, Rocicleide Baima, disse que será feito um levantamento na instituição, para atender todos da melhor forma possível.
“Essa iniciativa reforça o olhar especial da Semed que vai além da educação. Os cursos abrem caminho, para que seja possível aprender uma profissão, se qualificar e assim buscar a independência financeira”, finalizou.
— — —
“A partir de uma reunião, vamos ouvir a necessidade de cada um e procurar identificar quais pais e alunos se adequam melhor dentro dos cursos oferecidos com essa parceria com o Senac. Isso está sendo muito importante para abrir esse leque dentro da escola, proporcionar essa qualificação e, com isso, reforçar a inclusão social”, completou.
Fotos – Polly Freire/ Semed
Texto – Paulo Rogério/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjArkzN