A parceria tem como foco principal desenvolver um processo de reciclagem eficiente e seguro para imãs de terras raras e sua adequação ao processo de fusão em leito de pó com laser como é denominada a técnica empregada nos equipamentos fabricados pela empresa. Os estudantes de ambas as Universidades terão a oportunidade única de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em desafios reais da indústria, trabalhando sob a orientação de especialistas da Ufam, UFSC e Alkimat.
As Universidades Federais do Amazonas (Ufam) e de Santa Catarina (UFSC) estabelecem parceria junto à empresa Alkimat, empresa especializada em impressão 3D de metais que está comprometida com a sustentabilidade e economia circular cujo objetivo é revolucionar a fabricação de peças magnéticas com formas complexas utilizando imãs de Nd-Fe-B reciclados.
Além disso, o ambiente proporcionado à pesquisa, os alunos de mestrado e doutorado poderão conduzir pesquisas avançadas para desenvolver e aprimorar a matéria prima, assim como o processo de impressão 3D utilizado para fabricar peças com geometrias complexas, a partir de imãs reciclados. Isso não apenas promoverá a responsabilidade ambiental, mas também impulsionará a inovação tecnológica no campo da impressão 3D, argumentou Mascheroni.
O diretor da Alkimat, José Maria Mascheroni, disse que a empresa irá estabelecer conexões com os professores Paulo Wendhausen da UFSC (Departamento de Engenharia Mecânica) e Sérgio Michielon da UFAM (Departamento de Física de Materiais –DFMat) para liderar esse projeto interdisciplinar. A participação ativa de estudantes de graduação, mestrado e doutorado das áreas de Engenharia de Materiais e Física será fundamental nesse processo, afirmou o diretor.
A parceria entre as Universidades e a Alkimat não se restringirá apenas aos benefícios das pesquisas realizadas. As equipes envolvidas estarão comprometidas em compartilhar os resultados com a comunidade acadêmica e industrial, disseminando conhecimentos e inspirando outras empresas a adotarem práticas sustentáveis em seus processos de produção.
“Essa colaboração interdisciplinar também trará benefícios para o crescimento profissional e acadêmico dos estudantes envolvidos, que terão a oportunidade de interagir com profissionais da Alkimat e aplicar seus conhecimentos de forma prática”, disse.
Acesse o link da Alkimat: https://www.alkimat.com.br/
A partir dessa parceria que de certa forma conduzirá a um futuro mais verde e tecnologicamente avançado, entre universidade e setor produtivo se complementam, permitindo o desenvolvimento de um ecossistema de inovação no Brasil. O impacto positivo e duradouro desse projeto contribuirá para um ambiente mais sustentável e abrirá caminho para um futuro promissor na fabricação de peças com formas complexas a partir de imãs reciclados, completou o diretor.