No período da manhã, as equipes de serviços utilizaram as estruturas do Bumbódromo para realizar o simulado de Salvamento em Altura, Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e de Combate a incêndio.
A ação é um procedimento técnico padrão da corporação que antecedem o Festival Folclórico.(Fotos: Alex Pazuello/Secom e Erlon Rodrigues/PC-AM)O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou, nesta quarta-feira (28/06), os três treinamentos técnicos padrões, que antecedem ao 56° Festival Folclórico de Parintins 2023. Os simulados de ocorrência aconteceram, de forma estratégica, no Bumbódromo, Aeroporto e em no balneário Cantagalo, na Ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros da capital).
O segundo simulado aconteceu no Aeroporto Júlio Belém, onde os bombeiros realizaram um treinamento técnico profissional para testar viaturas, equipamentos de combate a incêndios, materiais de APH e tempo resposta em situações de emergência envolvendo pessoas e aeronaves.
“O objetivo desse treinamento é diminuir o tempo resposta em cada local dentro do Bumbódromo, oferecendo atendimento imediato e deslocamento seguro de uma possível vítima para as Unidades de Resgate”, explicou o Comandante-Geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.
No final da tarde, o comandante-geral fez o teste no sistema de combate a incêndios da lancha, que está ancorada no porto de Parintins realizando serviço de prevenção em regime de 24 horas. Além disso, os mergulhadores do CBMAM realizaram um simulado aquático no balneário Canta Galo, na estrada de Parintins.
Salvamento aquático
“Esse é um treinamento que é feito rotineiramente pelas nossas equipes de bombeiros militares para oferecer um ótimo serviço às pessoas que moram ou apenas vem para o Festival de Parintins”, finalizou coronel Muniz.