Além da organização do trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoveu, na noite de quinta-feira (29/06) e madrugada desta sexta-feira (30/06), fiscalização educativa no entorno do Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), durante e após a Festa dos Visitantes. A ação ocorreu em parceria com a Empresa Municipal de Trânsito e Transportes de Parintins (EMTT Parintins), com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
Como já havia anunciado anteriormente, o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, a iniciativa visa, além de manter a fluidez do trânsito, preservar vidas. “Disponibilizamos parte do nosso efetivo, nas imediações, para que fizesse esse controle de tráfego e também conscientização de condutores de veículos automotores, além de tricicleiros, da necessidade de se respeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, explicou.
A operação foi realizada, inicialmente, no perímetro do Bumbódromo, fiscalizando a manutenção dos bloqueios das vias próximas ao centro cultural. Após o término das apresentações musicais no local, o efetivo esteve presente nas principais ruas e avenidas fiscalizando, principalmente, condutores possivelmente sob efeito de álcool.
Segundo o coordenador da Fiscalização da instituição, Arthur Cruz, foram empregados nove agentes de trânsito, sendo quatro policiais militares, além da disponibilização de três viaturas caracterizadas. “Encerramos a nossa operação com uma barreira na avenida Paulo Teixeira, no bairro Santa Rita, com o intuito de orientar condutores quanto as normas de circulação e segurança para o trânsito”, finalizou.
Este ano, o Detran Amazonas, em cooperação com a EMTT Parintins e o BPTran, coordena todo o tráfego viário da cidade com o intuito de manter a segurança e fluidez na cidade, conforme a Resolução nº 001/2023, assinada pelo presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Estado do Amazonas (Cetran-AM), David Reis. As atividades em Parintins tiveram início no dia 23 de junho, com a chegada do efetivo da instituição.