Nesta segunda-feira (26/06), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) participou da série de ações promovidas pelo Governo do Estado, no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). A instituição entregou, durante solenidade realizada no porto da cidade, localizado na rua Viêira Júnior, bairro Centro, certificados para mototaxistas, tricicleiros e agentes de trânsito, além de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), oriundas do projeto “CNH Social”.
As entregas foram feitas pelo diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, que ressaltou a importância do fortalecimento da cidadania. “Desde seu primeiro mandato, o governador Wilson Lima tem feito entregas à população e hoje não poderia ser diferente. O Detran não poderia ficar de fora dessa festa tão bonita, importante para o nosso Estado, para a nossa cultura. E precisamos, cada vez mais, olhar para Parintins com um olhar especial”, disse ele.
Ainda na oportunidade, ele reforçou as ações de fiscalização e conscientização promovidas desde o último sábado (24/6). “Este ano, o Detran está com uma função particular. Estamos coordenando o trânsito com a parceria da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes de Parintins (EMTT Parintins) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e temos a certeza que será um festival tranquilo e com segurança, sempre prezando pela vida e pelo bem-estar de parintinenses e visitantes”, reforçou.
Durante a solenidade, foram entregues 41 CNHs, 110 certificados para mototaxistas que participaram de uma palestra de qualificação, no início do mês de junho deste ano; 31 certificados de atualização de agentes de trânsito da EMTT Parintins; 121 certificados para tricicleiros, referentes à participação em palestra sobre segurança no trânsito ofertada pela instituição, também no início de junho.
Beneficiados
Pedro Junior Pereira da Costa, 37, há dois anos exerce a profissão de mototaxista. Em 2022, foi um dos beneficiados do programa Motociclista Legal, que oferta kits de colete e capacete gratuitamente, e, agora, foi certificado ao participar da palestra de qualificação. “É importante para os mototaxistas. Isso nos torna mais profissionais, para que possamos vivenciar o cotidiano da nossa cidade e, principalmente, para que possamos transmitir segurança para os outros condutores e passageiros”.
Outro contemplado foi o tricicleiro Adelson Cativa da Silva, 58. Segundo ele, que trabalha há 17 anos na profissão, a qualificação se faz necessária para que saiba como trafegar respeitando as leis de trânsito. “E para que possamos transportar com segurança os turistas que vem para Parintins”, completou.
Já a universitária Janaína da Silva Brasil, 20, recebeu com alegria a notícia de que tinha sido contemplada na CNH Social gratuita, na categoria “A”. “Assim como eu, muitos não têm condições de pagar todo o processo. Futuramente vai me ajudar quando for procurar um emprego, e vai facilitar muito porque só mora eu e minha avó. Agora que estou habilitada não vamos mais andar a pé”, disse.
Agentes
No início deste mês, o Detran realizou um curso de atualização para 31 agentes de trânsito da EMTT Parintins, com a finalidade de aprimorar o trabalho que será desenvolvido em parceria com a equipe de Fiscalização da instituição, neste período do festival.
“O curso foi fundamental para a nossa reciclagem, para que nós possamos melhorar e beneficiar com segurança os condutores e a população parintinense no trânsito”, explicou Ana Cláudia Lima dos Santos, 46, agente de trânsito.