A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) destaca a atuação da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), no combate à criminalidade e em ações de cunho social realizadas na sede do município e em comunidades localizadas na zona rural e em áreas de difícil acesso.
Por Agência Amazonas
Foram realizadas 17 ações na sede do município e em comunidades rurais de difícil acesso
Conforme a delegada Marna de Miranda, titular da DEP, as equipes atuam diretamente na apuração de crimes praticados contra esses públicos mais vulneráveis, sempre acompanhados dos assistentes sociais da própria delegacia ou do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso, Criança e Pessoa com Deficiência (Samic).
Entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano, as equipes realizaram 17 ações na localidade. Além de ações voltadas para a área criminal, como investigações, notificações e prisões; a DEP de Parintins também atua dando apoio na parte social para pessoas vulneráveis, como mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas idosas, crianças, adolescentes, e pessoas com deficiência.
A autoridade policial ressalta a importância dessas operações para buscas de mandados de prisão e, também, para dar apoio em ações sociais, que mostram que além da polícia combater a criminalidade, ela também atua de forma humanitária, ajudando as pessoas que mais precisam.
Delegada Marna de Miranda, titular da DEP.FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM“Nós aproveitamos os atendimentos para fazer buscas ativas de vítimas de violência doméstica que registram a ocorrência, mas, por algum motivo, não retornam à delegacia para fazer os procedimentos. A maioria é por medo, dificuldade financeira ou, até mesmo, por distanciamento geográfico”, explicou Marna.
FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM
“Nessas últimas visitas fomos às comunidades de Caburi, Vila Amazônia, Mato Grosso e Quebrinha, que são regiões de difícil acesso”, informou a delegada.