FOTOS: Anderton Cardoso/PC-AM
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), em conjunto com o Núcleo de Inteligência Policial, da Polícia Civil do Pará (PC-PA), prendeu, na tarde de terça-feira (21/02), Marcos das Graças Sales, 29, apontado como um dos autores do homicídio do cacique Jair Cordovil Trindade, 46, conhecido como “Jair Miranha”, ocorrido em Manaus.
Por Agência Amazonas
Indivíduo foi preso no município de Ananindeua (PA)
Durante coletiva de imprensa, realizada na sede da DEHS, o delegado Ricardo Cunha, titular da unidade policial especializada, destacou que as investigações em torno do assassinato do líder indígena iniciaram logo após as equipes tomarem conhecimento da ação criminosa, e foi possível identificar os autores.
A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo no dia 6 de outubro de 2022, por volta das 13h, quando chegava em sua residência na comunidade Nações Unidas, bairro Tarumã, zona oeste, e foi a óbito dois dias depois no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio Pereira Machado, bairro Coroado, zona leste.
Segundo a autoridade policial, a motivação do crime não está plenamente esclarecida, tendo em vista que a vítima era um líder indígena na localidade, e já possuía passagem pela polícia, mas as investigações seguem a fim de elucidar a ação criminosa.
“Verificamos que no dia do crime, a dupla chegou em uma motocicleta e efetuou os disparos no cacique. Durante conversas com a vizinhança e análise de imagens de câmeras de segurança conseguimos identificá-los, entretanto, Marcos já havia fugido para o estado do Piauí, sendo localizado posteriormente em Ananindeua (PA), já o outro indivíduo está sendo procurado”, detalhou Cunha.
“O mandado de prisão preventiva em nome dele foi decretado no dia 18 de janeiro deste ano, pela Central de Inquéritos Policiais; inclusive, o infrator já responde a um processo por homicídio qualificado no estado de São Paulo”, relatou o delegado.
Prisão
O indivíduo foi preso no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), enquanto chegava de viagem em um transporte coletivo interestadual. A prisão, ainda, contou com a colaboração de policiais civis dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.
Marcos foi levado à sede da Divisão de Homicídios em Belém e ficará aguardando decisão judicial para ser recambiado ao Amazonas.