Acesse link com relatório completo: https://l1nq.com/iPk6j
O Programa de Extensão Universitária Observatório da violência de Gênero no Amazonas, do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal Amazonas (OVGAM/INC/UFAM) participou do lançamento do relatório “Tecendo a vida sob braços fortes – Caracterização da violência contra mulheres na cidade de São Gabriel da Cachoeira/AM”, no dia 13 de setembro, em Brasília/DF.
A docente que também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) contou que a caracterização da violência contra mulheres indígenas foi reportada à polícia daquele município do alto Rio Negro e que os Boletins de Ocorrências (BO) integram parte de uma pesquisa-ação de longa duração realizada desde 2012 pelo Observatório da violência de Gênero no Amazonas da UFAM (OVGAM).
De acordo com a coordenadora do Programa, professora Flávia Melo, o relatório nasceu de um esforço coletivo para responder às constantes queixas de mulheres indígenas ao Departamento de Mulheres Indígenas da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), a respeito de violências que afligem mulheres indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM.
Sobre o OVGAM
Atualmente, o Programa integra importantes redes de pesquisa como a equipe do projeto de pesquisa “(In)segurança na fronteira: sobre como os moradores de Tabatinga falam do perigo e da violência na Tríplice Fronteira Amazônica – Brasil, Colômbia e Peru” (CNPq), coordenado pelo Dr. Luiz Fábio Silva Paiva, do Laboratório de Estudos da violência da Universidade Federal do Ceará.
Mais informações sobre o Observatório por meio do link: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Criado em 2012 como Observatório da violência contra Mulheres no Alto Solimões/AM, o Programa de Extensão Universitária Observatório da violência de Gênero no Amazonas (Resolução nº. 021/2013 CEI/PROEXTIUFAM) atua em três unidades acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas: Instituto de Natureza e Cultura/Benjamin Constant, Instituto de ciências Sociais, educação e Zootecnia/Parintins e Instituto de ciências Exatas/Manaus. O Programa desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão na área dos Estudos de Gênero e violência em interface com outros campos de conhecimento como Direito, Políticas Públicas, serviço social, saúde Pública, Estatística e Arquivologia. Dedica-se também à análise de percepções locais das violências e ao diagnóstico da violência contra mulheres no Amazonas por meio dos registros policiais das agências de segurança pública.