Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Pesquisa publicada em revista internacional atinge mais de 2.700 visualizações, em 2022     
AmazonasEducação

Pesquisa publicada em revista internacional atinge mais de 2.700 visualizações, em 2022     

23 de janeiro de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Por Sebastião de Oliveira

O artigo “Tempos de pandemia: efeitos do ensino remoto nas aulas de Química do ensino médio de uma escola de Benjamin Constant”, de autoria do professor Agmar José de Jesus Silva do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM)  foi o mais lido entre os artigos publicados no Journal of Education, Science and Health – JESH, em 2022.

Equipe Ascom UFAM 

O artigo desenvolvido durante o período da pandemia da Covid-19, teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do ensino remoto e as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola Estadual Imaculada Conceição, de Benjamin Constant (AM). O artigo é fruto da parceria entre SEDUC-AM e um grupo de alunos do curso de Licenciatura em ciências: Biologia e Química do INC/Ufamm e teve a colaboração da professora Alcinei Pereira Lopes, docente do Instituto. De acordo com o professor, a pesquisa foi planejada e executada juntamente com os alunos da disciplina de Redação Científica, ministrada no período letivo de 2020/1.

O JESH é uma revista multidisciplinar, com periodicidade trimestral e publicações em fluxo contínuo.

“Os resultados revelaram muitas respostas interessantes, como o grau de contaminação dos alunos pela Covid-19, os métodos de ensino utilizados pelo docente antes e após o surgimento do estado de pandemia no município, as dificuldades enfrentadas para adaptação do professor e alunos ao ensino remoto e o uso de tecnologias digitais educacionais na escola. Além disso, o manuscrito relatou aspectos importantes dos efeitos psicossociais da pandemia na vida da comunidade escolar, especialmente dos discentes”, disse Agmar Silva.

Segundo Agmar Silva, o artigo é um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa, cuja coleta de dados foi feita através de um questionário semiestruturado que buscou analisar como foi desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química na escola, em dois momentos cruciais: anterior e posterior ao surgimento da pandemia de Covid-19.

O docente disse que a educação local não ficou estagnada durante a pandemia. Segundo ele, foram empenhados esforços da comunidade docente, discente e técnicos administrativos, no sentido de minimizar os danos causados à educação durante o período pandêmico. “Claro que houveram muitos impactos, mas, à medida que se buscou conhecer os impactos e as dificuldades enfrentadas, propiciou a formação de um arcabouço capaz de germinar alternativas que contornassem as dificuldades. A notícia do sucesso da publicação foi muito comemorada no Instituto e na SEDUC, principalmente pelos alunos envolvidos que se tornaram protagonistas de sua própria história”, expôs o professor.   

Para ele, a repercussão em nível internacional foi surpreendente. “Na verdade, ficamos surpresos com a repercussão obtida. Apesar de buscarmos sempre fazer um trabalho de boa qualidade, não passou pela nossa cabeça que o artigo pudesse ser o mais lido do ano nesse periódico. Contudo, ficamos muito felizes pelo reconhecimento conferido pela revista e pelo número de leitores conquistados. Isso nos incentiva a realizar trabalhos com maestria, o que favorece, principalmente, os alunos do Instituto envolvidos com a pesquisa”, completou.    

 

 “Temos outros trabalhos recentes publicados, e alguns outros em andamento. Nossa ideia é continuar focando na produtividade e contribuir para o avanço da Ciência em nosso município”, finalizou o professor.

Tags:Benjamin Constantmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

PC-AM solicita divulgação da imagem de um homem que desapareceu no bairro Cidade Nova

Por administrador
Amazonas

Vestibular e SIS da UEA: provas de habilidades específicas para cursos de Teatro, Dança e Música acontecem neste domingo

Por administrador
Amazonas

Em Parintins, cachorro ‘vira gato’, sobe no telhado e é resgatado pelo Corpo de Bombeiros

Por administrador
Amazonas

Idam e Adaf levam regularização de documentos rurais e palestra a moradores do Ramal do Brasileirinho em Manaus

Por administrador
Amazonas

Amazonas atualiza cenário das arboviroses nesta quinta-feira

Por administrador
Amazonas

Saúde AM Digital: Governo do Amazonas amplia para 17 as especialidades oferecidas por Telessaúde

Por administrador

Inédito no Brasil, espetáculo “Trilogia Tudor: As Três Rainhas” estreia no Teatro Amazonas

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 396 vagas de emprego para esta sexta-feira

Por administrador
Amazonas

Sema fortalece monitoramento de quelônios na RDS do Uatumã com encontro e apoio a comunitários

Por administrador
Amazonas

Idam promove a cultura do abacaxi em Humaitá com curso de boas práticas e projetos de capacitação

Por administrador
Amazonas

Histórico: Servidores das Forças de Segurança iniciam Doutorado Interinstitucional em Administração

Por administrador
Amazonas

Seinfra disponibiliza mapas multimodais para auxiliar planejamento urbano e regional

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?