De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 154 mil pessoas com deficiência auditiva no Amazonas. Ivo Neto destaca que a principal dificuldade enfrentada por esta comunidade é a falta de profissionais capacitados nas instituições públicas e privadas, bem como o escasso conhecimento sobre a identidade, cultura surda e a língua de sinais. Ele afirma que o manual em Libras facilitará a comunicação nessas instituições-chaves, como escolas, creches e postos de saúde, onde a presença de um intérprete é limitada.Nesta segunda-feira (11/09), o Projeto de Lei (PL) nº 206/2023 de autoria de Ivo Neto (Patriota), foi votado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e agora segue para análise da 4ª Comissão de Educação. O objetivo principal do PL é promover a inclusão social das pessoas surdas e mudas na cidade, aumentando a acessibilidade e a divulgação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Isso não se limita apenas à comunidade surda, mas se estende a todos que desejam conhecer e aprender Libras para facilitar a comunicação.
Texto: Taísa Passos – Assessoria de Comunicação do vereadorFoto: Sabrina Gama – Assessoria de Comunicação do vereador
Os principais estabelecimentos como escolas, creches e postos de saúde deverão afixar, em local visível e de fácil acesso, o alfabeto em Libras, devidamente identificado, com a finalidade de proporcionar a integração e a acessibilidade entre os munícipes.
The post PL de Ivo Neto que divulga alfabeto manual em Libras avança na CMM appeared first on Câmara Municipal de Manaus.