Em 2019 a pesca esportiva movimentou, aproximadamente, U$200 bilhões e envolveu 700 milhões de pessoas
O Projeto de Lei n° 620/2021, de autoria do vereador William Alemão (Cidadania), recebeu parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante a Sessão Plenária realizada nesta quarta-feira (15/02) e tramitará em outras comissões da Casa.
O PL dispõe sobre a criação da Feira Internacional de Pesca Esportiva de Manaus (Fipema) a ser realizada anualmente na segunda quinzena do mês de agosto e inclusão do evento, de forma permanente, no calendário oficial da cidade de Manaus.
“Agradeço aqui o secretário Radyr Júnior, da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), que mesmo com o processo ainda tramitando nesta Casa Legislativa, inseriu a Fipema no evento Manaus Adventure em 2022, movimentando a economia local, gerando empregos e renda”, destaca o autor do Projeto de Lei, vereador Alemão.
O parlamentar apresentou números significativos sobre os valores negociados pela pesca esportiva mundial, segundo dados apurados até o ano de 2019 foram de aproximadamente U$200 bilhões de dólares e envolveu 700 milhões de pessoas.
“O Amazonas faturou R$500 milhões em 2022 com a pesca esportiva e precisamos enxergar e discutir como inserir a cidade de Manaus neste cenário e buscar uma fatia maior de ganhos desenvolvendo cada vez mais a alternativa econômica extremamente viável com a riqueza natural e a qualidade dos nossos peixes”, enfatiza o vereador Alemão.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador