Na última semana, Guedes recebeu diversas denúncias sobre a falta de pagamento da data-base dos profissionais da saúde, da cidade de Manaus, conforme prevê o art. 69, da Lei Municipal 1222, de 26 de março de 2008. Além das denúncias, há indícios reais, segundo o parlamentar, de defasagem salarial dos servidores, uma vez que não foi promovido o reajuste real dos salários dos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desde 2020.
Com 22 votos contrários, o requerimento de autoria do vereador Rodrigo Guedes (Podemos), que solicitava a convocação da Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, para prestar esclarecimentos acerca do reajuste da data-base da saúde municipal, foi reprovado.
Para Guedes, a maioria dos parlamentares tem se negado a prestar esclarecimentos e defender os direitos da população manauara para defender o Executivo Municipal.
No entanto, mesmo com o atraso evidente do pagamento, os vereadores aliados ao Prefeito se recusaram, conforme Guedes, a votar o requerimento que convocava a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe para prestar esclarecimentos à população. O requerimento foi derrubado com 22 votos contrários e três favoráveis.
Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de comunicação do vereadorFoto: Kelvin Dinelli
“A Prefeitura de Manaus teve uma receita de R$ 1,3 bilhão do ano de 2022 para 2023, então, nada justifica a falta do pagamento aos profissionais de saúde. A população e esses profissionais precisam saber o que está acontecendo e é dever da Câmara Municipal exigir esse esclarecimento. Os vereadores aliados se recusam a dar respostas à população e isso é extremamente grave”, declarou.