O calendário cultural de Manaus tem uma nova data: 4 de setembro, agora é o Dia da Poesia. A Lei foi sancionada pelo prefeito de Manaus, David Almeida, a partir de projeto de lei do vereador Raiff Matos (DC), aprovado no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no ano passado.A oficialização da data possibilita a realização de eventos que fomentem a atividade cultural na cidade
O vereador destacou que, além de Luiz Bacellar, o Amazonas tem nomes de peso como Tenório Telles, Thiago de Mello, Almir Diniz, Aldísio Filgueiras e Aníbal Beça que são ícones da cultura amazonense. A proposta do vereador Raiff Matos foi subscrita pelos vereadores Jander Lobato, Joelson Silva, Marcel Alexandre, Marcelo Serafim, Antonio Peixoto, Rosivaldo Cordovil, William Alemão e Yomara Lins.
“A poesia é uma arte que precisa ser mais valorizada. O Amazonas tem tradição na formação de grandes poetas. Queremos estimular o surgimento de outros grandes nomes para essa arte tão fundamental. A escolha da data para homenagear Luiz Bacellar reforça a importância de regionalizar as manifestações culturais em nossa cidade”, justificou o vereador Raiff Matos.
De acordo com o Projeto de Lei, a oficialização da data serve para a realização de eventos que fomentem a atividade cultural. Da mesma forma, poderão ser criados concursos, saraus, peças e exposições literárias com o objetivo de incentivar, apoiar, descobrir, reunir e premiar poetas locais.
O vereador Raiff Matos (DC) afirma que o objetivo é valorizar os autores locais e estimular o surgimento de novos autores em Manaus dessa arte tão característica da capital amazonense.
A data escolhida celebra o poeta Luiz Bacellar, que nasceu no dia 4 de setembro e morreu em 2012, com 84 anos. Ele é considerado um ícone da poesia da cidade, tendo diversas obras que retrataram Manaus, como “Frauta de barro” (1963) e “Sol de feira” (1973).
Sobre Luiz Bacellar
Foto: Robervaldo Rocha
Texto: Fred Moraes – Assessoria de Comunicação do Vereador