O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam) em comemoração aos 10 anos de política afirmativa do primeiro programa strictu sensu em Antropologia em implementar a política de reserva de vagas para indígenas e, refletir criticamente sobre seu aprimoramento, seu acesso, sua permanência e sua ampliação, sobretudo em um contexto de acirramento do conservadorismo na política nacional.
Edição Sebastião de Oliveira, Revisão Rozana Barbosa – equipe Ascom
Organizado por Luiza Dias Flores e publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), a obra surgiu após a realização do ‘Seminário dos 10 anos de Ações Afirmativas no PPGAS/Ufam’, em setembro de 2021, de modo virtual e transmitido pelo canal da Revista Wamon na plataforma YouTube. O evento contou com a participação de pesquisadoras e pesquisadores de distintas universidades do país, com ampla experiência e engajamento no tema, com o intuito de celebrar os 10 anos de políticas afirmativas – no primeiro programa de pós-graduação em Antropologia a implementar a política de reserva de vagas para indígenas.
Acesse o link do livro: https://bit.ly/EDUA-10Anos-AA-PPGAS
Esta publicação coletiva pretende contribuir, para o campo reflexivo e prático, como forma inestimável do registro de um espaço dialógico entre pesquisadoras(es) docentes e discentes e como memória institucional da Universidade Federal do Amazonas e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Um importante livro para professoras (es), estudantes e ativistas sociais que lutam e desejam construir uma universidade e uma pós-graduação mais inclusivas.